Chaves ganha seis novos trilhos pedestres por miradouros, pontes e vias romanas

Chaves. (Fotografia: Rui Ferreira/GI)
Ao longo de 80 quilómetros, os seis novos percursos pedestres pretendem promover o turismo de natureza de Chaves, passando por capelas, miradouros, antigas vias de contrabando e romanas, pontes e um castelo.

São 80 quilómetros que vão reforçar o concelho de Chaves como destino de turismo de natureza. A autarquia está a construir seis novos trilhos pedestres por várias freguesias do concelho, não só para promover o seu património natural como cultural, permitindo conhecer antigas rotas de contrabando, vias romanas ou caminhos-de-ferro.

O projeto chama-se Trilhos de Visitação do Património Natural e Cultural do Concelho de Chaves, teve um investimento de 180 mil euros e será inaugurado em breve, segundo explicou à Lusa a autarquia, que no seu site frisa que quer ver Chaves como um destino turístico “diferenciador e integrador”.

Dos seis novos caminhos, o mais longo soma um pouco mais do que 17 quilómetros, na freguesia de Vilarelho da Raia, e permite caminhar na fronteira entre Portugal e a Galiza, pelos antigos trilhos de contrabando e pela antiga via romana. O forno comunitário e o cruzeiro do cemitério, em Vilela Seca, são alguns dos pontos de interesse ao longo da caminhada, para além de antigos moinhos de cereais e azeite ou casas destruídas pelo exército e pela GNR, em 1946, na perseguição a quatro guerrilheiros espanhóis antifranquistas.

Chaves quer reforçar a sua posição no turismo de natureza. (Fotografia: Artur Machado/GI)

Outro dos trilhos, todos registados e homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e pela Federação Europeia de Caminhadas, liga Seara Velha a Castelões. Ao longo de 13,7 quilómetros, caminha-se na natureza, por igrejas e santuários. Com a mesma distância, o trilho que liga a vila de Vidago – Arcossó faz-se a passear por uma antiga linha de caminho-de-ferro do Corgo, passando sobre o rio Tâmega.

Já o trilho Castelo de Monforte (10 quilómetros), como o nome indica, tem passagem pela fortificação que o batiza e pelas capelas de São Miguel e Santa Bárbara, enquanto que o trilho Quinta do Rebentão (14,5 quilómetros) contempla a antiga via romana e locais religiosos. O percurso mais curto, com 9,6 quilómetros, Moinhos de São Lourenço, atravessa passadiços, uma ponte medieval e outra romana, e o miradouro de São Lourenço.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend