Caminhar à descoberta da Ponta de São Lourenço, na Madeira

O oceano acompanhar quase todo o percurso. (Fotografia: Diana Quintela/ Global Imagens)
Quem procura fazer mais passeios ao ar livre em 2022 pode adicionar aos planos esta península no extremo oriental da ilha da Madeira. Por entre altas falésias e uma paisagem árida.

Apesar de contrastar com o verde dominante da ilha, a ponta de São Lourenço, que vai buscar o nome à caravela de João Gonçalves Zarco, um dos três descobridores da Madeira, proporciona um dos mais belos passeios. O trilho começa no Caniçal e segue os contornos da península de paisagem árida e altas falésias, ao longo de três quilómetros.

A longa caminhada demora cerca de duas horas e meia e o calor pode torná-la ainda mais exigente, pelo que o ideal é arrancar na frescura da manhã. O cenário, composto pelo mar imenso a rodear aquele braço vulcânico e as silhuetas das ilhas Desertas e de Porto Santo no horizonte, compensa, de alguma forma, o esforço.

No final do percurso, antes da subida ao Pico do Furado – para mais vistas deslumbrantes – a Casa do Sardinha assemelha-se a um oásis aos caminhantes sequiosos e famintos, que ali descansam antes do regresso.

Num registo diferente, mas igualmente admirável, a paisagem imponente da floresta Laurissilva, que cobre as zonas altas do norte da ilha, oferece outra bela experiência na natureza.

(Fotografia: Paulo Spranger/GI)

(Fotografia: Diana Quintela/GI)

Na hora de revigorar o corpo, em ambiente de luxo, a escolha pode incidir sobre o Belmond Reid’s Palace, com o seu restaurante William, detentor de uma estrela Michelin.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend