Aos 116, a papelaria Peninsular apresenta a loja online

Notebooks. (Fotografia: DR)
A icónica papelaria do Porto acaba de lançar uma loja online, onde os notebooks, em diferentes tamanhos e cores, são o produto-estrela. Mas há também livros com encadernação tradicional, livros de honra, livros de receitas, guest books, capas de processo, envelopes e lacres.

A vontade já existia, mas a necessidade de reinventar o negócio, provocada pela pandemia, veio acelerar o processo de lançamento da loja online da vetusta Peninsular – Papelaria & Artes Gráficas. “Com o passar das gerações, sempre houve uma vontade de modernizar procedimentos e a oferta, apesar de preservarmos com um enorme orgulho e respeito todo o nosso background”, refere Diogo Barbedo, sócio-gerente e 5ª geração à frente do negócio. Diogo garante ainda que “toda a evolução dos equipamentos de Tipografia, para Offset e depois Digital, foi sempre acompanhada com o sentido de preservar o nosso passado”, sendo que ainda há trabalhos que passam por três técnicas distintas de impressão, e que máquinas com 100 anos continuam a ser usadas diariamente.

Fachada da loja. (Fotografia: DR)

É o resultado de algum deste trabalho que se encontra na loja online acabada de lançar, em produtos de longas gerações como livros com encadernação tradicional (feitos à mão), livros de honra, livros de receitas, guest books, capas de processo, envelopes, lacres e o produto-estrela da casa: os notebooks. Há-os em diferentes cores e tamanhos, “desde estilos minimalistas a grafismos mais artísticos com recursos a lombadas expostas e costuras Singer e técnicas de impressão em alto-relevo e hotfoils de diferentes tons”, lê-se no comunicado enviado às redações.

Atualmente, a Peninsular apresenta sete coleções de notebooks, entre elas, A List of Enemies, com a capa impressa a termoestampagem dourada e, no interior, folhas com checkbox picotadas para que as listas to-do possam ser transportadas; a Lombada Exposta; a Stone, que apresenta um estilo mármore e folhas pautadas com picotado e termoestampagem a ouro, cobre ou holográfica; e a This is Cork!, com capa em cortiça nacional e com dois designs impressos em serigrafia branca. Os planners semanais e os notepads fazem parte das novidades.

Para comemorar o Dia de São Valentim, a Peninsular está a promover uma campanha de 25% de desconto, até ao dia 10 de fevereiro, através do código promocional SAOVALENTIM25.

A Peninsular continua instalada na Rua Mouzinho da Silveira, no Porto, e não há, por parte da 5ª geração, agora à frente do negócio, intenções de lá sair. Aliás, Diogo Barbedo admite que o sonho para o futuro da casa passa por “vir a criar condições que possibilitem fazer da Peninsular um verdadeiro museu, mas vivo. Onde as pessoas podem visitar as instalações, verem as nossas máquinas em ação e tudo aquilo que temos vindo a preservar ao longo destes anos. Penso que seria uma honra abrir as portas a todos que gostam que conhecer uma boa história, a História das Artes Gráficas”.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend