A Serra de Negrelos, em Gaia, tem um novo baloiço junto a uma lagoa

A Serra de Negrelos, em Gaia, tem um novo baloiço junto a uma lagoa
O Baloiço de Canelas, na Serra de Negrelos. (Foto: DR)
O Baloiço de Canelas, situado junto a um espelho de água de uma antiga pedreira da Serra de Negrelos, é a nova atração deste pulmão verde de Gaia. Para lá chegar, basta seguir o trilho pedonal agora recuperado por um grupo de amigos e praticantes de trail.

Um baloiço rodeado de vegetação e situado junto a um espelho de água, onde funcionava uma das quatro antigas pedreira da Serra de Negrelos, em Canelas, é a nova atração deste grande pulmão verde no concelho de Vila Nova de Gaia. “Neste momento, como não se pode ir para o Cais de Gaia, o baloiço é o monumento mais visitado de Gaia”, ri-se João Paulo Silva, que integra o grupo ADC Santa Isabel Trail & Running, grupo de amigos, natural de Canelas, que organiza caminhadas e circuitos de trail.

São também eles os responsáveis, em parceria com a Junta, pela criação do novo baloiço panorâmico, que se insere na recuperação de um trilho que havia sido criado em 1982 na Serra de Negrelos, e que agora foi recuperado. “Em primeira mão, o objetivo é o de devolver a Serra de Negrelos à comunidade local. Com o confinamento e as restrições de transição entre concelhos, muitas pessoas daqui decidiram voltar a esta serra, algo que já não faziam há muitos anos”, acrescenta João Paulo Silva. A localização, no coração de Gaia, “é uma vantagem”, estando perto do meio urbano e da vida das pessoas.

O novo baloiço fica junto à lagoa de uma antiga pedreira. (Foto: DR)

O percurso pedestre, que na década de 1980 foi criado por professores do ensino preparatório de Canelas para mostrar o património natural e cultural aos alunos de então, soma hoje cerca de cinco quilómetros de extensão. O arranque faz-se do coreto situado junto à Igreja de Canelas. Depois, é só seguir as fitas cor-de-rosa, com muitos locais com sombra, para chegar ao baloiço e completar o trilho. João Paulo Silva avança: “Ainda que haja uma parte de subida um pouco mais difícil, qualquer pessoa pode fazê-lo, desde crianças a idosos”, diz.

Sobre o novo baloiço, o responsável conta: “Quisemos colocá-lo sobre a colina da lagoa desta pedreira para mostrar um pouco do que era a indústria da exploração da pedra na serra. É uma forma de recuperar o património natural, histórico e cultural de Canelas”, remata. Para o futuro, está planeado um segundo baloiço na Serra de Negrelos, mas mais no topo, com vista para o mar, e a criação de um arboreto, com exemplares de árvores autóctones da serra e informações sobre as mesmas.

O trilho em questão tem cerca de cinco quilómetros.

Além disso, terão lugar nesta serra uma série de atividades, como aquela que começa este fim de semana, e dura até ao seguinte, numa caça do tesouro aos ovos da Páscoa escondidos pelo espaço verde. O prémio é guloso: saborear uma francesinha num dos restaurantes de Canelas. Para mais informações sobre as diferentes iniciativas, basta estar atento às redes sociais do grupo grupo ADC Santa Isabel Trail & Running.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend