A nova Lisboa tem mais 70km de ciclovia e 400 esplanadas alargadas

A nova Lisboa tem mais 70km de ciclovia e 400 esplanadas alargadas
Depois de ter aumentado 400 esplanadas pela cidade, o programa A Rua É Sua vai dotar Lisboa de mais 70km de ciclovias e tornar mais artérias coloridas e pedonais.

Mais ruas coloridas, centenas de esplanadas que cresceram e um aumento significativo da rede de ciclovias. Estas são algumas das medidas que já foram – ou vão ser – implementadas em Lisboa, na readaptação da capital ao quotidiano pós-pandémico.

Segundo números avançados pela Câmara Municipal de Lisboa, o programa A Rua É Sua, que pretende promover a mobilidade ativa e o comércio local pela cidade, garantindo a segurança pública, já levou ao alargamento de mais de 400 esplanadas nas últimas semanas, em zonas que não colocam em causa o distanciamento físico. A autarquia acrescenta que, destas 400, 57 esplanadas vieram ocupar lugares de estacionamento.

Centenas de esplanadas foram aumentadas. (Fotografia: Nuno Correia)

Outra das medidas que tem sido mais comentada nas redes sociais, e dividido as opiniões, é a criação de ruas exclusivamente pedonais, pintadas de uma cor específica. Uma década depois da Rua Nova do Carvalho, no Cais do Sodré, se ter tornado conhecida como a Rua Cor-de-Rosa, também a vizinha Rua dos Bacalhoeiros foi pintada de azul e vai ganhar novas esplanadas, sendo que o mesmo vai acontecer na Rua Nova da Trindade. Em Benfica, a Rua Cláudio Nunes, que liga a Estrada de Benfica ao cemitério, também vai sofrer uma intervenção e tornar-se pedonal, sendo pintada de verde por estes dias.

O programa A Rua É Sua tem programado, até ao final do ano, a conclusão de mais 70 quilómetros de ciclovias, um aumento significativo da atual rede ciclável em Lisboa. O objetivo, explica a autarquia, é aliviar a pressão automóvel na cidade e o uso de transportes públicos, e promover rotinas mais amigas do ambiente e saudáveis.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend