Treinar sem sair de casa: cinco sugestões gratuitas

Bruno Salgueiro (Fotografia: Isabel Saldanha)
Profissionais de desporto, ginásios, academias e estúdios estão a partilhar treinos todos os dias, gratuitamente, em várias plataformas, promovendo a atividade física dentro de portas, com o mínimo de equipamentos.

Cuidados a ter Quem não pratica exercício com regularidade pode (e deve) começar agora, mas sempre com precaução e respeitando os limites do corpo, optando por exercícios simples e adaptando o que vê nos vídeos àquilo que se sente confortável a fazer.

Marta Moura (martamourafit no Instagram)

Marta Moura (Fotografia: DR)

Todos os dias, às 10h30, começam os treinos no perfil de Instagram de Marta Moura. A instrutora de aulas de grupo e personal trainer segue um horário, lançado sempre aos domingos, para que os seguidores da página saibam com o que contar. Na grelha encontram-se aulas que rondam os 30 minutos, de HIIT (high-intensity interval training), com foco nas pernas e nos glúteos, uns dias, e nos membros superiores, nos outros, e aulas Body, Mind & Soul, que num registo mais calmo promovem a flexibilidade, mobilidade, equilíbrio e força. Marta gere ainda um segundo perfil, privado e sujeito a subscrição, chamado Marta Moura Fit Home Gym, onde introduz modalidades diferentes e complementares daquelas que se encontram no perfil aberto, como BUMBUM Fit (glúteos), BARRIGA FIT (abdominais), RE-Abs e Re-body (mamãs e grávidas) e MM FIT BARRE (aula de fitness inspirada em movimentos de preparação física do ballet e dança).

Bruno Salgueiro (Dicas do Salgueiro no YouTube)

Bruno Salgueiro (Fotografia: Isabel Saldanha)

Os treinos Van Damme, ricos em pontapés e movimentos de artes marciais, são um dos que preenchem a coleção de vídeos Treina Comigo em Casa, no canal Dicas do Salgueiro. O duplo profissional e personal trainer Bruno Salgueiro entra em direto, todos os dias, às 18h, para “aulas” de uma hora, que tanto podem ser focadas em pernas e glúteos, como nos ombros, peito e tríceps. Os treinos são pensados para “a generalidade das pessoas”, diz, ressalvando que dá progressões para exercícios mais difíceis, como flexões em pino, sugerindo que os espectadores se fiquem pela progressão em que se sentirem mais confortáveis. Outro cuidado de Bruno é ir dando dicas de como treinar corretamente e responder às questões que vão sendo colocadas no chat. Se seguidos os treinos, está garantido o trabalho de todas as partes do corpo, com o devido tempo de recuperação ativa, que merece dois a três vídeos por semana, com mais alongamentos e tempo de conversa. Em querendo-se, é possível recompensar o trabalho do profissional com doações feitas pelo YouTube.

Fitness Hut (fitnesshutoficial no Facebook)

Já há mais de 60 vídeos disponíveis na página de Facebook do Fitness Hut, reunidos desde março. Aulas de Cross Moves, modalidade baseada no Cross Training, que aplica pequenos exercícios calisténicos e de halterofilismo, para promover a força, a coordenação, a flexibilidade, agilidade e equilíbrio, ou de Hut Runners, de corrida em casa, são sugestões para ficar ativo em casa.

Holmes Place (holmesplacept no Facebook e no YouTube)

Spartans, uma aula de alta intensidade com exercícios inspirados no basquetebol, voleibol e futebol americano, ou a warrior, baseada em movimentos das artes marciais são algumas das opções do Holmes Place, que está a partilhar vídeos diários com cerca de meia hora. Para se saber em que consiste cada dia, basta aceder ao Facebook e consultar o horário semanal, preenchido também por modalidades como HIIT, MIB e x-celerate.

TPC (canal Sport TV)

Zé Maria Castelo Branco, fundador do grupo Move HIIT, apresenta e orienta, todos os dias, às 9h, o programa TPC – Treino para Casa, no canal Sport TV. São partilhados treinos de 20 minutos, básicos e funcionais, para todas as idades, e com a possibilidade de várias adaptações, para se tornarem mais fáceis. Burpees, worm walks, lunges e squats são alguns dos exercícios que preenchem o programa, disponível na íntegra no site da Sport TV.

Eu Fit em Casa – um agregador de treinos (eufitemcasa no Instagram)
Há pouco mais de um mês, inspirados pelo festival online EuFicoEmCasa, Filipa, Miguel e Sara, “três amigos com uma grande paixão pelo desporto”, lançaram a conta de Instagram euFITemcasa, com o propósito de promover os treinos que profissionais, ginásios e academias estão a dar em tempos de quarentena. Todos os dias, surge no “agregador de treinos”, a informação de quem vai dar aula e a que horas. Desde as 7h30 até às 19h30, arrancam treinos de modalidades tão diversas como ioga, dança, treino funcional, artes marciais e pilates. O trabalho diário para manter o agregador é “grande”, admite Filipa, mas o feedback positivo está a pôr os amigos a analisar o que fazer a seguir.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend