10 planos para o Dia dos Namorados de Norte a Sul

Clássicos que são um valor seguro para comemorar o Dia de S. Valentim. Com requinte, sem descurar o efeito surpresa. Valem rosas vermelhas, jantares românticos, presentes inesquecíveis, uma simples frase.

JANTAR

1 | Um conto de fadas à mesa do Astória (Porto)
O clássico da Disney “A Bela e o Monstro” serve de inspiração para o jantar de São Valentim do restaurante Astória. O cenário inclui a campânula de vidro com a rosa vermelha e a banda sonora do filme como música de fundo, a cargo de um trio de piano, contrabaixo e violino.

Web: astoriarestaurante.com
Preço: 65 euros por pessoa

 

2 | Jantar sobre a paisagem no Restaurante 17º (Porto)

Restaurante 17º (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)

É uma das mais largas e impressionantes vistas do Porto, mas vai mais além. Num dia de céu limpo, os visitantes do restaurante 17º, no último piso do Hotel Dom Henrique, na Trindade, conseguem distinguir traços incontornáveis da cidade como a cúpula do Palácio de Cristal, as igrejas do Bonfim e da Lapa, a foz do Douro, o mar, vários edifícios em Gaia e até, com um pouco de esforço, a serra do Marão. A paisagem estende-se durante quilómetros pela malha urbana do Norte e talvez seja o que inspirou vários clientes a proporem as suas parceiras em casamento. Esconder o anel na sobremesa foi um dos pedidos que já fizeram ao chef Alexandre Rosa, que diz já ter assistido a casais que entram como casal de namorados e saem como noivos.
Para o dia 14 de fevereiro há dois menus preparados, com bebidas e café incluídos, e para ambos sugere-se fazer reserva. O almoço inicia-se com uma sopa de ervilhas, segue para um prato de pescada ou de novilho, e termina com uma apropriada paixão de cacau pelos frutos vermelhos. Já o jantar, à luz das velas, inclui “o amor do pão e do marisco em ninho de centeio”, risotto de açafrão e espargos ou fatias de alcatra, e trio amoroso de chocolate, baunilha e caramelo. No fim, o bar recebe quem pretender prolongar o serão, havendo até um cocktail preparado para a data.

Web: decimosetimo.pt
Preço: 24 euros (almoço); 48 euros (jantar)

 

3 | Um jantar double date no DoubleTree by Hilton (Lisboa)
O Hotel DoubleTree by Hilton Lisbon convida os casais a partilharem o jantar com um casal amigo, num double date, oferecendo 20% de desconto aos quatro. O menu faz-se de sabores fortes, como queijo de Azeitão gratinado com frutos secos caramelizados ou carpaccio de magret de pato sobre cogumelo Portobello e esmagada de batata. Está incluída no menu a entrada, o prato principal, a sobremesa, bebidas, café ou chá.

Web: hilton.com
Preço: 39 euros por pessoa

 

DORMIDA

4 | Noite de romance no mais antigo cinco estrelas da cidade (Porto)
Espumante, chocolates e morangos no quarto são o cartão de boas-vindas do programa de São Valentim do Hotel Infante Sagres. A estadia inclui ainda o pequeno-almoço na emblemática Sala D. Filipa, decorada ao pormenor, e possibilidade de check-out tardio. O Vogue Café terá também um menu dedicado à ocasião.

Web: infantesagres.com
Estadia a partir de 304 euros por casal

Hotel Infante Sagres (Fotografia: DR)

 

5 | Celebrar com vinho no coração do Alentejo (Monforte)
O programa do Dia dos Namorados do Torre de Palma Wine Hotel tem a duração de duas noites (sexta e sábado) e começa com um welcome drink com vinho da herdade. No quarto encontram-se morangos e uma garrafa de espumante e o casal tem ainda direito a um jantar com menu especial e livre acesso ao circuito de spa.

Web: torredepalma.com
Preço: a partir de 400 euros por casal

 

6 | Brindar ao amor na serra (Montalegre)
Um yurt no topo da serra, decorado a preceito para celebrar o amor, é o que propõe a Nomad Planet para um programa especial de São Valentim. Na verdade, o programa está disponível durante todo o ano, e Marie e Vítor, os fundadores deste projeto de ecoturismo, não poupam nos esforços para tornar o ambiente mais propício ao romance. A tenda redonda, típica dos povos nómadas da Mongólia, é preenchida com velas e flores, os hóspedes são presenteados à chegada com espumante e chouriça barrosã – não se estivesse em Terras de Barroso -, e ao pequeno-almoço Marie prepara panquecas, crepes, fruta e outros miminhos. O cenário que se abre do alto da montanha, a 900 metros de altitude, também ajuda a criar a atmosfera. Do outro lado da Barragem da Paradela ergue-se o Parque Nacional Peneda-Gerês, pincelado em tons de verde, que se refletem nas águas calmas da albufeira. É atrás daquelas serras que o sol se esconde ao final do dia, e o céu se pinta de cores quentes.

Nomad Planet (Fotografia: Paulo Jorge Magalhães/GI)

Uma imagem capaz de apaixonar, e que conquistou também Marie e Vítor. Atraídos pela beleza da paisagem e a tranquilidade daquele lugar, instalaram-se ali, em Fiães do Rio, e decidiram criar a Nomad Planet, uma ‘stress free zone’. O resultado foram quatro yurts espaçosos mas acolhedores, feitos apenas com madeira, algodão e lã, coloridos e adornados com belos desenhos que representam diferentes famílias da Mongólia. À noite, ouvem-se as corujas e se o céu estiver limpo é coberto por um manto de estrelas: a receita para um momento inesquecível.

Web: nomadplanetportugal.com
Programa: 70 euros por casal

 

EXPERIÊNCIA

7 | Brindar ao amor com vista e Vinhos Verdes (Melgaço)
Uma prova de vinhos numa varanda com vista panorâmica para o vale do rio Minho é o que o Soalheiro propõe para celebrar o Dia dos Namorados. A prova Premium, que inclui harmonização com queijos e fumeiro da região e ainda visita à adega, é oferecida ao elemento do casal que decide surpreender o outro. O programa é válido nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, utilizando o código promocional LOVEINSOALHEIRO.

Web: soalheiro.com
Preço: 65 euros

 

8 | Descontrair no spa a dois (Lisboa)
O spa Sayanna Wellness fica no 23º piso do hotel Myriad by SANA e oferece uma deslumbrante vista sobre o rio Tejo. Para celebrar o Dia dos Namorados o hotel apresenta várias propostas válidas durante todo o mês de fevereiro para desfrutar de momentos a dois na tranquilidade do spa. Uma das experiências é uma massagem de aromaterapia localizada, com direito a dois flutes de espumante, morangos e chocolates.

Web: myriad.pt
Preço: a partir de 120 euros por casal

Myriad by SANA (Fotografia: DR)

 

9 | Pernoitar no mar (Lisboa)
Dormir sobre o embalo das ondas no Lifestyle Yacht by Homing, ancorado no Parque das Nações, é a sugestão da plataforma Homing para uma noite de São Valentim diferente. O yacht de 12 metros apresenta dois quartos, duas casas de banho, uma kitchenette e uma sala de estar.

Web: homing.com.pt
Preço: desde 100 euros por noite (mínimo de duas noites)

 

Miradouro do Arco da Rua Augusta (Fotografia: Natacha Cardoso/GI)

10 | História e romantismo aos pés do Tejo
Um Dia de São Valentim em boa companhia. As esculturas de Nuno Álvares Pereira, Viriato, Vasco da Gama e Marquês de Pombal, ladeados por representações do Douro e do Tejo, as quais nos habituámos a fotografar e observar de longe, ficaram mais perto nos últimos oito anos, fazendo as delícias de quem sobe ao Miradouro do Arco da Rua Augusta, que veio reforçar a oferta da Praça do Comércio desde 2013.
Um pequeno terraço de vista majestosa, com o Tejo a perder-se no horizonte e a Sé, a Baixa Pombalina e as fortificações castelares incluídas na moldura. Subir lá acima, primeiro de elevador e depois num lance de 40 escadas, leva-nos também até perto de Glória, Génio e Valor, as obras do escultor francês Célestin Anatole Calmels, que viveu a maior parte da vida em Portugal, também este autor do conjunto escultórico no frontão dos Paços do Concelho.

Preço: 3 euros (até aos cinco anos, grátis)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend