Tapada da Ajuda reabre ao público como nova esta quarta-feira

A Tapada da Ajuda ocupa cerca de 100 hectares no interior de Lisboa. (Fotografia de Ana Luísa Alvim/Câmara Municipal de Lisboa).
A Tapada da Ajuda reabre ao público esta quarta-feira, 23 de dezembro, às 11h30, com novos percursos pedonais e cicláveis e uma melhor ligação a Monsanto e à cidade.

É como uma prenda de Natal antecipada. A Tapada da Ajuda, parque botânico com cerca de 100 hectares no interior da cidade de Lisboa, vai reabrir ao público já esta quarta-feira, dia 23 de dezembro, às 11h30, com renovados “percursos pedonais e cicláveis que agora ligam as quatro entradas da Tapada, bem como toda a Tapada ao Parque Florestal de Monsanto e à cidade”, informou a Câmara Municipal de Lisboa em comunicado.

“Além da recuperação de percursos degradados e sem segurança”, diz o comunicado, a intervenção contemplou a instalação de nova sinalética e de mobiliário para melhor usufruto daquele espaço verde. No total, foram investidos pela autarquia 700 mil euros. Os planos passam, ainda, por instalar ali “dois parques hortícolas com “cerca de uma centena de talhões” que passarão a estar disponíveis publicamente.

A tapada tem uma reserva botânica “única com espécies características do clímax da zona, jardins, arboretos diversos, viveiros florestais, terrenos de cultura e diversas espécies domésticas e silvestres” – lê-se no website do Instituto Superior de Agronomia – e alberga um património histórico e arquitetónico que remonta ao tempo em que foi uma tapada real. Na parte norte, tem um miradouro de onde se avista a cidade.

A abertura da Tapada da Ajuda – que o município descreve como um “espaço cultural e paisagístico de excelência” – é resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e o Instituto Superior de Agronomia e insere-se na programação da Lisboa Capital Verde Europeia.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend