Estes são os três municípios mais ecológicos do país

Mais de 50 municípios portugueses candidataram-se este ano à atribuição do Galardão ECOXXI da Associação Bandeira Azul da Europa e após avaliação, três deles obtiveram um índice igual ou superior a 80%. Saiba quais.

A sustentabilidade ambiental, social e económica de 53 municípios portugueses foi avaliada à lupa por um conjunto de técnicos e entidades participantes na Comissão Nacional ECOXXI e por júris especializados, e entre todos os municípios houve quatro que mereceram receber o Galardão ECOXXI 2017, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa.

Segundo a organização, 88,7% dos candidatos foram galardoados com a bandeira verde ECOXXI, tendo obtido na avaliação um índice igual ou superior a 50%. Apenas seis não atingiram os objetivos mínimos estabelecidos.

Nesta edição, em que se estrearam Arganil, Lousada, Tábua e Tomar, inscreveram-se mais sete municípios do que no ano passado, cujo total representou 17,3% dos municípios portugueses, e quatro – Oeiras, Setúbal, Tarouca e Vila Nova de Famalicão – retomaram a sua candidatura.

As áreas avaliadas incidiram, entre outros domínios, na educação ambiental, turismo sustentável, qualidade da água e do ar, gestão de resíduos e saneamento, mobilidade e ordenamento do território e ainda participação pública, emprego e informação ao munícipes, explicou a organização em comunicado disponível no site.

Os municípios premiados foram anunciados numa cerimónia que decorreu em Cascais, no final de setembro. Percorra a fotogaleria para saber quais foram os três municípios portugueses que obtiveram uma classificação igual ou superior a 80% no índice ECOXXI, e que ostentam a partir de agora as bandeiras da edição de 2017.

 

Leia também:

Um resort ecológico onde apetece voltar
Vegan Vibe: a caixa que lhe leva snacks vegan a casa
Comer Michelin no lobby e numa suite do Conrad Algarve




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend