Sangue na Guelra: chefs debatem futuro da restauração em direto na Web

Há seis anos que o evento se realiza. Este ano, é online. (Fotografia: DR)
O evento The Power of Food (O Poder da Comida) - edição especial do Symposium Sangue na Guelra - vai debater o futuro da restauração, chamando à cena alguns dos maiores nomes nacionais e internacionais da gastronomia. Acontece online nos dias 4 e 5 de maio.

É uma “carta aberta” que procura mobilizar empresários, jornalistas, cozinheiros, produtores, clientes e agências de comunicação em torno de um debate sobre o futuro da restauração, um dos setores mais fortemente abalados pela pandemia de Covid-19. A iniciativa dá pelo nome The Power of Food (O Poder da Comida) e é uma edição especial do Symposium Sangue na Guelra, que reúne anualmente alguns dos nomes mais importantes da gastronomia nacional e internacional.

“Discutir o poder da comida e o impacto da pandemia sobre a indústria, em Portugal e no mundo” é o mote do evento, que será transmitido em streaming (online), de forma gratuita e vocacionada para os profissionais, players do setor e grande público, explica a agência Amuse Bouche em comunicado. As datas são os dias 4 e 5 de maio, das 11h às 19h. O cartaz é público e ao todo participam três dezenas de convidados, entre figuras nacionais e outras internacionais.

Cerca de 75% dos hotéis e restaurantes em Portugal estão fechados e mais de metade não tem previsão de reabertura (dados da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal).

São eles Rui Sanches, José Avillez, Dan Barber, Joan Roca, Andoni Aduriz, Gaggan Anand, José Avillez, Mauro Colagreco, Alex Atala, Miguel Poiares Maduro, Daniel Humm, Alexandre Silva, Vasco Coelho Santos, Ana Roš, Bo Songvisava & Dylan Jones, Henrique Sá Pessoa, Rafael Tonon, André Magalhães, Miguel Pires, Alexandra Prado Coelho e João Wengorovius, entre outros. A abertura do evento, na manhã de dia 4, ficará a cargo da Secretária de Estado do Turismo Rita Marques.

Em conjunto, oradores e público prometem procurar pistas para ajudar a responder a várias questões. “Como irá o sector recuperar de um abalo desta dimensão? Como sobreviverá a restauração independente? Como lidar com a reavaliação que os consumidores e clientes farão das suas prioridades e hábitos de consumo? Que estratégia podemos implementar para dinamizar os restaurantes, os negócios, os produtores, os consumidores? Qual o futuro do fine dining, mais dependente do turismo? A que restaurantes quereremos ir no futuro?”.

As conversas do evento The Power of Food vão ser transmitidas em direto nas plataformas YouTube e Facebook Live, cujo acesso se fará através de um link próprio divulgado nas páginas de Instagram e Facebook do Sangue na Guelra no dia 30 de abril. A organização acredita que “Portugal está pronto para chamar a si uma mobilização nacional e internacional da indústria” e que esta edição especial do simpósio (que se realiza há seis anos) “é apenas o primeiro passo”.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend