O estudo «Travel and Tourism Competitiveness» avalia as infraestruturas dos serviços turísticos (que demonstram a capacidade que os países têm para hospedar um grande número de turistas) e inclui, por exemplo, o número de quartos de hotel per capita, a qualidade da infraestrutura turística, a presença de empresas de aluguer de automóveis e o número de caixas de multibanco por adulto.
Portugal teve boas classificações em todos os indicadores desta avaliação, especialmente no número de caixas multibanco e empresas de aluguer de viaturas. Para além disso, Portugal tem também pontuações altas noutras categorias avaliadas e apresentadas no relatório, como a segurança interna e internacional (ficou em 11º lugar a nível mundial), o que torna o país um lugar atrativo para quem o visita.
Portugal é um dos destinos do momento – Lisboa, Porto e Algarve estão na moda e são assunto em todo o mundo. Aliás, nas ruas veem-se cada vez mais turistas de diferentes nacionalidades.
Em 2016, as receitas geradas pelos visitantes estrangeiros aumentaram 10,7% em relação ao ano anterior, o que se traduziu em 12,7 mil milhões de euros.
No ano passado, Lisboa foi eleita uma das melhores cidades do mundo pelos leitores da revista Condé Nast Traveler, e uma das cidades com melhor qualidade de vida, segundo o estudo apresentado pela consultora Mercer. Já o European Best Destinations elegeu o Porto como o melhor destino europeu de 2017, logo no início do ano.