Porto ganha uma nova ‘estação’ com comida e eventos todo o ano

Porto ganha uma nova ‘estação’ com comida e eventos todo o ano
O lado norte da estação de São Bento, no Porto, vai ter um novo atrativo. Fotografia: DR
O Porto Station Market - assim se chama esta novidade - vai nascer no parque norte da estação de São Bento, no Porto, com uma oferta de gastronomia, eventos culturais e animação.

A cidade do Porto vai ganhar uma nova ‘estação’ onde valerá a pena parar: o Porto Station Market. Este projeto ambicioso – da autoria do empresário Francisco Freixinho, de 52 anos, conhecido pela organização dos festivais de francesinhas e de hambúrgueres – tem data prevista de abertura até ao final do mês de julho.

O Porto Station Market vai centralizar «o que de melhor se faz no país». Numa primeira vertente, terá uma praça de alimentação com 6 restaurantes em contentores pintados pelo jovem portuense Pedro Areal. Haverá «uma instalação compartilhada de produção de refeições em pequena escala», como francesinhas, grelhados, peixe, marisco, leitão e frango churrasco», revelou a organização.

É nesta zona que vai ficar instalado o Porto Station Market. (Fotografia: DR)

 

Farão também parte do conceito «doçarias como cascatas de chocolate, crepes e doces tradicionais, e, de forma a não deixar mesmo ninguém de parte, um espaço 100% dedicado à gastronomia vegan», com barbecue e sushi veganos. A oferta de bebidas surgirá em formato de bar com sumos, cocktails e 75 marcas de cerveja aderentes.

Um «autocarro restaurado», todo em verde e com garrafas dispostas em prateleiras, será ainda palco de atuações de fado e provas de vinho verde e do Douro, «lembrando que a estação de São Bento foi construída para ligar as linhas do Minho e do Douro», refere a empresa de Francisco Freixinho que organiza o Porto Station Market.

A ideia do projeto é, aliás, valorizar a «cultura nacional através da arte, do dinamismo e da história da cidade», recuperando também uma zona que esteve abandonada durante anos – entre a lateral norte da estação e a rua da Madeira -, e onde tinha lugar a Feira dos Passarinhos, surgida em meados do século XX.

Outra das grandes cartas do Porto Station Market será por isso a agenda cultural, que se pretende ser dinâmica e eclética, com «festivais, mercados de artesanato, arte pública, música e atividades para todas as idades». Estão previstos espetáculos de Fado todos os finais de tarde entre quarta-feira e domingo, atuações de stand-up comedy e a presença de artistas a pintar um mural gigante.

O Porto Station Market, com uma área 1350 metros quadrados, vai ter 300 lugares sentados, uma sala para jantares de grupo e uma zona de jardim com 200 metros quadrados, funcionando das 11h00 às 00h00 nos três primeiros meses. Francisco Freixinho espera com isso atrair 400 mil visitantes.

 

Leia também:

Porto: 8 restaurantes para descobrir ao redor de São Bento
Porto: Uma rua para comer e descansar a caminho da Ribeira
Eleito o melhor bartender português de 2019 – é de Guimarães e trabalha no Porto




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend