Piza e hambúrguer de abóbora? Sim, na Lourinhã

Piza e hambúrguer de abóbora? Sim, na Lourinhã
Tudo vai girar à volta da abóbora neste evento na Lourinhã. (Fotografia: DR)
A abóbora, uma das principais culturas agrícolas produzidas na Lourinhã, é o mote da 5.ª edição do Festival da Abóbora, que decorre entre 26 e 28 de outubro com várias atividades para todos os públicos.

Primeiro, uma semana a comer abóbora em 12 restaurantes do concelho. As propostas são variadas e vão das mais tradicionais às inovadoras, como uma Bola de Berlim com recheio de abóbora. No fim de semana de 26 a 28 de outubro acontece o festival propriamente dito, com mais de oito toneladas deste legume, de vários géneros e formatos, em exposição no certame. E vai haver muito mais.

Quem visitar o festival pode assistir a mostras gastronómicas, participar em workshops e provar criações de cozinha baseadas na abóbora. Servem de exemplo uma piza de abóbora e chevre, hambúrgueres em cama de abóbora, bacalhau gratinado com abóbora e crepes de doce de abóbora com amêndoa. Até nas bebidas há cerveja artesanal de abóbora e batata doce.

Estará também em exposição uma abóbora gigante com mais de 600 quilogramas, e que é «a maior abóbora produzida na Áustria», tendo estado a concurso no Festival Internacional de Ludwigsburg, na Alemanha. Presentes estarão também cerca de 100 abóboras representativas de todas as regiões do mundo. Uma feira de artesanato, um festival de acordeões e animação musical com grupos regionais são outros dos atrativos.

A Semana Gastronómica da Abóbora, que decorre entre os dias 20 e 28 de outubro, antecede o Festival da Abóbora, que tem lugar no Pavilhão Multiusos de Atalaia. O evento abre ao público às 18h00 no dia 26 de outubro, sexta-feira, no sábado tem início às 11h00 e encerra às 23h00. No domingo, dia 28, abre portas às 11h00 e encerra às 19h00. A programação completa pode ser consultada aqui.

As iniciativas cabem às freguesias da Lourinhã e Atalaia e vêm reforçar a importância económica da Lourinhã, que tem na abóbora uma das principais culturas agrícolas e é um dos maiores concelhos produtores da abóbora a nível nacional, com cerca de mil hectares desta plantação.

 

Leia também:

Vem aí um (assustador) éclair de Halloween
Escalopes de vitela com abóbora e legumes salteados
Lourinhã: um roteiro em torno da rainha das aguardentes portuguesas




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend