Lisboa: este restaurante tem um menu ao contrário

O Oficina do Duque, no Chiado, celebra esta quinta-feira, o Dia ao Contrário com um menu servido da sobremesa para a entrada.

Pagar primeiro, comer depois. Começar pela sobremesa e terminar na entrada. Vai ser assim durante o dia de amanhã à mesa do restaurante Oficina do Duque, no Chiado, em Lisboa. É a proposta do chef Rui Rebelo para celebrar o Dia ao Contrário – que parece brincadeira, mas existe mesmo.

Nos EUA, onde surgiu, a efeméride chama-se Backward Day e remete para uma tradição de Roma Antiga em que, por um dia, as leis eram abolidas e o que era proibido passava a ser permitido. Amanhã não vai ser preciso quebrar leis, mas sim ter espírito aberto para começar a refeição pelo fim.

«A ordem dos pratos é feita ao contrário, mas o resultado é um equilíbrio que tem início no cocktail com base em café e na sobremesa de mousse de chocolate, com azeite frutado e flor de sal», explica o Oficina do Duque em comunicado. A escolha do prato principal fica ao critério de cada um: pode ser borrego confitado com couscous e gelado de hortelã, sarrajão braseado com puré de raízes e soja perfumada ou quinoa com cogumelos e legumes salteados.

O menu invertido termina da maneira como, em condições normais, a refeição devia começar – pela entrada, que é uma «nota leve de curgete acompanhada por queijo parmesão». E no final não é preciso pagar. O pagamento é feito no início. «Caso o cliente não fique satisfeito com a experiência, o valor é devolvido na totalidade», assegura o restaurante.

O Oficina do Duque, instalado na Calçada do Duque, no Chiado, é já experiente a criar momentos (e produtos) diferentes, muito graças ao chef Rui Rebelo, que agarrou no projeto há pouco tempo e o renovou a nível estético e de cozinha. Neste caso, trata-se «uma «experiência que troca as voltas dos pratos, mas mantém a autenticidade da Oficina do Duque«, explica.

O menu ao contrário vai estar disponível durante o dia de amanhã, quinta-feira, 31, ao almoço e jantar no normal horário de funcionamento do restaurante, pelo preço de 23 euros por pessoa.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Lisboa: Há uma nova vida no Palácio Chiado
Afuri Lx: o ramen mais leve chegou ao Chiado
Peixola : os novos almoços de família do Chiado




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend