Novo site “Jantarada” mostra restaurantes com entregas em várias cidades do país

Hoje em dia, encomendar comida para casa está à distância de um clique. (Fotografia: DR)
Plataforma que replica ideia original dinamarquesa mostra restaurantes, bares, cafés e mercearias que se mantêm abertos em várias cidades, com entregas ao domicílio e take-away.

Depois de Copenhaga e Berlim, são já cinco as cidades portuguesas abrangidas pela nova plataforma Jantarada, que replica o original dinamarquês dinecph.dk, criado em open source pela Techværnet e Empirical Spirits. João Gonçalves, 29 anos, natural da Guarda e gestor de projetos em software, é o responsável pela versão portuguesa e explica que o objetivo é ajudar o ramo da restauração, que tem sido dos mais afetados pela pandemia de Covid-19.

A Jantarada funciona, essencialmente, como um catálogo em que se pode consultar que restaurantes, bares, cafés, mercearias e similares estão a funcionar em Lisboa, Porto, Coimbra, Leiria e Aveiro. Neste momento há mais de 100 negócios disponíveis (pesquisáveis num mapa e em lista) e o número não para de crescer. “Recebemos 20 a 30 submissões por dia para as cidades que temos abertas”, explicou João Gonçalves à Evasões.

A pesquisa pode ser feita selecionando uma ou mais categorias entre Comida, Bebidas, Vinho, Cerveja e Vouchers (esta última para o caso dos restaurantes que estão a oferecer descontos em compras, por exemplo), nas cidades referidas. Vale a pena notar que nem todos os restaurantes entregam em casa cumulativamente com take-away, pelo que existem filtros para facilitar a procura. O site apresenta ainda um breve texto descritivo sobre cada negócio, assim como contactos e ligações úteis.

Portugal é, de momento, o único país onde esta plataforma abrange várias cidades, depois da Dinamarca, Alemanha e Peru (onde o projeto está presente em Lima, a capital). Adaptando a plataforma, que foi concebida para ser “replicável em qualquer contexto”, João pensou em abranger só a cidade de Coimbra (onde trabalha), mas logo percebeu que seria melhor alargar a Jantarada a todo o território nacional, à medida que os empresários submetem os seus negócios (mediante o preenchimento de um formulário), com elevadas chances de virem a ser incluídos na plataforma.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend