Maio traz a última Super Lua do ano (e cinco planetas visíveis a olho nu)

A Lua vai parecer maior por estar mais próxima do horizonte. (Fotografia: DR)
O céu noturno do mês de maio traz uma Super Lua já na quinta-feira, dia 7, e mais cinco planetas visíveis a olho nu, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa.

De olhos postos no céu: é assim que muitos admiradores da Lua – e não só – vão ficar ao longo de várias noites neste mês de maio. O primeiro momento chega já na quinta-feira, dia 7: uma Super Lua que vai parecer maior que o habitual, às 20h50 (hora de Lisboa). Nesse momento, a Lua encontrar-se-á em fase de Lua Cheia e a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita.

“A Lua vai parecer maior do que o habitual não apenas devido à ocorrência de Super Lua, mas também porque estando próxima do horizonte vê-se mais ampliada, o que é apenas uma ilusão de óptica”. Na verdade, “é o cérebro humano que cria a ‘imagem fictícia’ de uma lua enorme, o que se classifica como ilusão de ótica”, explica ainda o Observatório Astronómico de Lisboa.

Esta será a terceira e última Super Lua de 2020, depois das que ocorreram nos dias 9 de março e 8 de abril. Para observar da melhor forma possível a Super Lua, na quinta-feira, o melhor é apanhar o instante do seu nascimento e estar num local que tenha o horizonte desimpedido na direção de Este, pois a Lua nascerá de Sul para Este.

Além da Lua, cinco planetas vão estar visíveis a olho nu no céu noturno do mês de maio. São eles Mercúrio (visível ao anoitecer a partir do dia 10, na direção de noroeste); Vénus (visível nas mesmas condições); Marte (visível durante a madrugada); Júpiter (durante a madrugada, na direção de sudeste) e Saturno (visível durante a noite, na mesma direção).




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend