Gil Fernandes é o novo chef da Fortaleza do Guincho

Gil Fernandes, até aqui braço direito do chef Miguel Rocha Vieira - que anunciou recentemente a sua saída - passa a ser o chef executivo da Fortaleza do Guincho. O restaurante revalidou ontem a sua estrela Michelin.

Gil Fernandes é o novo chef executivo do Fortaleza do Guincho, no Fortaleza do Guincho Relais & Châteaux, em Cascais. A notícia surge depois de o chef executivo, Miguel Rocha Vieira, ter anunciado o fim da sua relação com o restaurante, que se traduziu numa saída «algo inconformada», mas tomada de «consciência tranquila e serena».

Gil Fernandes, que nos últimos três anos trabalhou como souschef de Miguel Rocha Vieira, passa então a assumir a liderança do restaurante para «dar continuidade ao trabalho desenvolvido até aqui, com uma evolução natural e tranquila», e focado em proporcionar uma experiência «em torno da cultura e da história portuguesas», lê-se, citado num comunicado da Fortaleza do Guincho.

Já com experiência na alta cozinha, o chef de 28 anos formou-se na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, onde entrou com 14 anos e de onde saiu para trabalhar com Jonnie Boer, no De Librije (três estrelas Michelin), tendo passado também pelo Vila Joya (duas estrelas Michelin) e pelo Ocean (duas estrelas Michelin).

O Hotel Restaurante Fortaleza do Guincho abriu há 20 anos e ganhou a Estrela Michelin pela primeira vez em 2001, tornando-se um dos restaurantes da zona de Lisboa com esta distinção há mais tempo. Na gala ibérica do Guia Michelin que decorreu quarta-feira, 21 de novembro, em Lisboa, conseguiu revalidar a estrela.

Recorde-se que Miguel Rocha Vieira estava à frente da cozinha do restaurante estrelado desde 2015, depois da saída de Vincent Farges. Natural de Cascais, Rocha Vieira tinha já conquistado a distinção do Guia Michelin em 2010, na Hungria, com a atribuição de uma estrela ao restaurante Costes. No ano passado, o restaurante Costes Downtown, onde também é consultor, foi igualmente distinguido pelo guia vermelho.

 

Leia também:

Miguel Rocha Vieira anuncia saída da Fortaleza
“Um refúgio no fim do mundo”: a Forbes no Guincho
Crítica: o Fortaleza do Guincho é uma catedral marítima




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend