As galerias romanas de Lisboa vão abrir para visitas virtuais em 3D

As visitas presenciais foram canceladas, mas podem fazer-se em 3D, online. (Fotografia de João Silva/DR)
As galerias romanas da Baixa de Lisboa, que tinham abertura ao público prevista para os próximos dias 17, 18 e 19 de abril, vão abrir na mesma… a visitas virtuais.

A partir das 10 horas da manhã da próxima sexta-feira, dia 17, vai ser possível visitar as famosas galerias do Criptopórtico Romano de Lisboa, de forma virtual. As visitas estavam agendadas para os dias 17, 18 e 19 deste mês – conforme avançou a Evasões em primeira-mão, em março – e foram canceladas devido à pandemia de Covid-19.

A visita às galerias romanas da Rua da Prata faz-se, assim, no site do Museu de Lisboa, informou esta quarta-feira, 15, a Câmara Municipal de Lisboa na sua página oficial no Facebook. Trata-se de um acesso virtual às galerias, em que é necessário mover o ponteiro do rato do computador para explorar o ambiente, reproduzido em 3D.

(Fotografia de Paulo Spranger/GI)

As galerias romanas da Rua da Prata datam de inícios do século I d.C. e foram descobertas no subsolo de Lisboa em 1771, após o terramoto de 1755. A sua função, porém, continua a ser debatida pelos especialistas, acreditando-se que as galerias terão servido de “plataforma horizontal de suporte à construção de edifícios” públicos de grande dimensão.

Por se encontrarem debaixo de mais de um metro de altura de água (em virtude da existência de lençóis freáticos), as galerias são esvaziadas com a ajuda dos bombeiros para se tornarem acessíveis. As visitas realizam-se, por isso, somente em abril e setembro, havendo um projeto em curso para as tornar um museu aberto ao público todo o ano, com uma componente interpretativa.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend