A Evasões desta sexta: 9 praias urbanas no Porto

Eis a capa e os destaques da Evasões desta semana, gratuita com o Jornal de Notícias à sexta e que pode ser comprada separadamente a partir de sábado.

Praias urbanas
São muitos os areais no Porto e das cidades adjacentes que permitem estender a toalha em tempo de verão. A nortada e a água fria do mar não assustam quem gosta de ir a banhos na cidade. Com todas as comodidades, as praias do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia podem não se enquadrar em paisagens idílicas, mas têm muito para mostrar. São boas para fins de semana em família, para quem gosta de se aventurar em desportos aquáticos e para quem quer conhecer melhor o património da nossa costa. São nove praias (duas fluviais) que Evasões destaca.

Passear
Odeceixe, mesmo na fronteira entre o Alentejo e o Algarve (tem um pé em Odemira e outro em Aljezur) reúne o melhor das duas regiões. Entre serra e mar, praia e campo, aqui há ar puro e produtos frescos em cima da mesa. Mais a norte, mas também na costa, damos a conhecer o ecohotel de quatro estrelas Boutique Hotel Beach & Spa Furadouro (Ovar), onde se descansa com o mar ao lado. Para um passeio mais citadino, destacamos, no Porto, a pequena mas preenchida Travessa de Cedofeita, que foi recuperada recentemente.

Comer e beber
São cada vez mais os bares de cerveja artesanal. Em Matosinhos, abriu agora o HopTrip – Craft Beer Shop, que quer dar a conhecer a variedade da cultura cervejeira. No Douro, é mês de tomate coração de boi. Este produto está em prova em vários restaurantes de Vila Real e numa festa na aldeia de Arroios. No Porto, abriu mais um restaurante vegetariano que quer fugir a rótulos, até porque tem um prato de bacalhau. Chama-se Remédio Santo e fica no Campo Alegre. Em Braga, reabriu o clássico Ignácio, com a chef Paula Peliteiro agora à frente da cozinha. Ainda temos as sugestões de vinhos do nosso crítico Fernando Melo, que escolheu os 10 melhores rótulos para acompanharem pratos de arroz.

Leia também:

Porto: 7 ideias para aproveitar o fim de semana ao ar livre
Lisboa: sugestões ao ar livre para este fim de semana
60 anos de Madonna: 10 dos seus restaurantes preferidos em Lisboa

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend