Há objetos com 6 mil anos neste hotel com vista para o Tejo

O Eurostars Museum, novo hotel cinco estrelas junto à Praça do Comércio, é uma orgulhosa ode à Expansão Portuguesa e inclui um núcleo museológico que remonta a seis mil anos.

Na época dos Descobrimentos, a Praça do Comércio era a principal saída da cidade para o mar. Hoje, serve de inspiração para o Eurostars Museum, o novo hotel cinco estrelas de Lisboa. Nos 91 quartos duplos, 16 destes suites, a expansão portuguesa é homenageada com mapas das rotas desbravadas no século XV, que decoram as paredes dos mesmos, para além de outros objetos, como candeeiros em forma de globos.

«Os hotéis devem refletir a sua zona envolvente e não serem todos iguais», explica Luís Cruz, diretor de Expansão e Desenvolvimento deste grupo hoteleiro em Portugal, onde tem mais nove unidades. Alguns quartos com varanda têm vista privilegiada para o Tejo e a Margem Sul e pautam-se pelos pormenores, como a nota junto ao espelho da casa de banho, onde se lê: «Você hoje está fantástico».

A história de Portugal é ainda contada sob outras formas, nomeadamente no núcleo museológico, angariado durante quatro anos de escavações, e onde estão objetos que vão do período neolítico, há seis mil anos, ao século XX. «Já sabíamos que o potencial estava cá, mas ficámos surpreendidos com tudo o que achámos», conta Nuno Neto, que liderou a equipa de investigadores. Argila, metal, bronze, caulino, cerâmica, porcelana, majólicas e ouro: há todo o tipo de objetos e materiais, que podem ser visitados aos domingos à tarde com guia, consoante reserva, por cinco euros.

Ao ginásio, banho turco, sala de massagens e piscina interior aquecida do Eurostars Museum, junta-se ainda o Atlântiko, o restaurante do hotel. Nos vinhos, com cerca de 50 referências, o enfoque recai sobre o Dão, mas na comida as influências são galaico-portuguesas, fruto dos anos em que o chef Ricardo Macedo viveu e trabalhou na Galiza.

Rodeados de história também nesta sala, com um arco original quinhentista e parte de muralha romana, os sabores ficam a cargo de pratos como polvo à lagareiro em espuma de queijo da Serra da Estrela, leitão da Bairrada com batata e geleia de laranja, zamburinhas gratinadas no forno servidas em conchas com cebola, caldo verde com chouriço em forma de shot, ou um crumble de manga e abacaxi e gelado de baunilha para adoçar o palato. E nem o couvert é descurado: inclui manteiga de trufas caseiras e pasta de atum com pele de bacalhau crocante.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Cais de Santarém, 40, (Praça do Comércio) Lisboa
Telefone
211166100
Custo
() Preço: Quartos duplos desde 160 euros (inclui pequeno-almoço). Restaurante - preço médio: 25 euros.


GPS
Latitude : 38.70926936503142
Longitude : -9.130213834970277

 

Leia também:

Quais os segredos para uma boa cama de hotel?
Neste hotel de Lisboa recebem-no de roupão e pijama
Abriu uma loja dedicada ao Tintin em Lisboa




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend