Villa Extramuros: em Arraiolos dorme-se em cabanas com vista para o castelo

Esta é uma das cabanas de cortiça onde se pode dormir no meio do olival. (Fotografia de Orlando Almeida/GI)
A natureza e a arquitetura fundem-se de forma harmoniosa neste turismo rural de charme com vista para a vila e o seu castelo de muralha circular.

O chocalhar das ovelhas acorda docemente quem está a dormir nas cabanas de cortiça do Villa Extramuros, um turismo rural contemporâneo às portas de Arraiolos. Escondidas no meio das oliveiras, uma de traços amarelos e a outra de encarnado, ambas têm 50 metros quadrados e uma decoração segundo o estilo «eco-pop» (materiais ecológicos, artesanato do Alentejo e peças de arte e mobiliário dos anos 1960 e 1970). E oferecem todo o conforto de um apartamento: cozinha, zona de estar, sistema de som, casa de banho climatizada e um alpendre com espreguiçadeiras. O pão fresco do pequeno-almoço pode ser deixado à porta, mas porque férias são férias e muitas vezes não apetece cozinhar, nada como caminhar até à casa principal onde François Savatier e o companheiro já têm a mesa pronta. De vez em quando, os gatos deles aparecem para dar o ar de sua graça, mas é difícil desviar o olhar da comida – e das peças decorativas que assemelham a casa a uma revista de design e arquitetura. Nos cinco quartos do piso superior reina a cortiça, mas aí a decoração já é mais minimalista para não distrair o olhar da paisagem de montado e olival. Aí estende-se também uma piscina de «rebordo infinito», com espreguiçadeiras e recantos fotogénicos, e um pufe gigante para entregar o corpo à moleza alentejana.

(Fotografia de Orlando Almeida/GI)

+ onde comer

República do Petisco
A tábua mista com secretos, cachaço, lagartos e plumas de porco preto acompanhados de migas de coentros é uma boa opção para partilhar à mesa do Repúblico do Petisco, um dos mais recentes restaurantes de Arraiolos. O espaço abriu para atrair clientes locais, mas rapidamente se tornou popular também entre os turistas estrangeiros. Tudo isso graças à qualidade da comida, dos vinhos locais e do serviço. A esplanada de madeira, mesmo em frente, torna-se pequena nas horas de maior procura.

(Fotografia de Orlando Almeida/GI)

 

e onde passear

Vagar – Walking Tours
Há já seis anos que a Vagar – Walking Tours organiza passeios a pé por várias localidades do Alto Alentejo. Arraiolos é uma delas, e Mélanie Wolfram – cujo sotaque se dissipou nos anos em que já vive em Portugal – é a guia perfeita para a ocasião. Num par de horas calcorreadas a pé fica-se a conhecer o castelo de muralha circular (raro em todo mundo), a origem dos famosos tapetes de Arraiolos (no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos) e outras curiosidades históricas.

(Fotografia de Orlando Almeida/GI)

 

Villa Extramuros
Estrada das Hortas, Arraiolos
Tel.: 911192550/266429506
Web: www.villaextramuros.com
Quarto duplo a partir de 140 euros por noite; cabanas a partir de 220 euros por noite (ambos incluem pequeno-almoço)

República do Petisco
Praça da República, 6
Tel.: 266429044
Web: facebook.com/republicadopetisco
Segunda, quarta, quinta e domingo, das 10h00 às 22h00. Sexta e sábado até às 00h00. Encerra terça-feira.
Preço: petiscos a partir de 5,50 euros.

Vagar – Walking Tours
Tel.: 914032561
Preço: 100 euros (grupos até 4 pessoas)

 

 

Leia também:

Crato: a vila alentejana que é um livro de História
Arraiolos: as histórias e sabores da vila dos tapetes
Revista Forbes diz que o Alentejo é a nova região a visitar




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend