São Brás do Regedouro: dormir numa típica aldeia alentejana, perto de Évora

A vinte quilómetros de Évora, o São Brás do Regedouro é um recente turismo rural que quer manter vivas as tradições da aldeia alentejana que lhe dá nome. Junto às casas recuperadas, há uma piscina para refrescar nos dias quentes.

Há quatro anos, no final das férias, enquanto regressavam do Algarve para Cascais, Vítor Ribeiro e os três filhos fizeram um pequeno desvio no percurso e passaram pela aldeia de São Brás do Regedouro, a vinte quilómetros de Évora. “Percebi logo o seu potencial”, explica o cascalense, ligado à área do imobiliário, e que se apaixonou pela pequena localidade, chamada por muitos de Quatro Caminhos, nome que ganhou por ser ponto de passagem já desde os tempos dos romanos.

Dois anos depois, nascia o São Brás do Regedouro – Turismo na Aldeia, com 15 antigas casas que foram recuperadas, perfeitas para casas ou famílias. As tipologias e dimensões variam (T0, T1 e T2 a partir dos 95, 100 e 135 euros por noite, respetivamente), mas mantêm a coerência na decoração, simples e rústica, adornadas com peças feitas por artesãos locais, como é o caso dos candeeiros. Comum é também a existência de um pequeno terraço em cada casa, com cadeiras, mesas de apoio e canteiros de ervas aromáticas. Todas têm zona de sala e cozinha equipada e algumas chegam a ter um pátio. Um dos locais onde se pode saborear o pequeno-almoço, que chega às casas em cestas artesanais.

No São Brás do Regedouro – Turismo na Aldeia há 15 casas antigas recuperadas.

O projeto fica situado na aldeia que lhe dá nome, a vinte quilómetros de Évora.

Os mergulhos na piscina exterior são a resposta para refrescar nos dias mais quentes – afinal, estamos no Alentejo -, mas também se pode e deve passear à sombra de grandes figueiras, romãzeiras, pereiras e oliveiras centenárias. “Esta é uma zona de muita água. Aqui cresce tudo a uma velocidade incrível”, conta Vítor. A oliveira mais antiga da propriedade, com mais de 3000 anos, será uma das peças centrais na zona do restaurante que irá nascer. Neste espaço comum, vai ser integrado também salas de eventos, loja de produtos regionais, garrafeira e sala de exposições.

Dormir neste turismo rural é, de resto, viver de perto as tradições locais, como se exemplifica com atividades como workshops de pão e olaria, passeios nos arrozais vizinhos e aulas de pesca com quem sabe do assunto. Batismos de paraquedismo e passeios em balões de ar quente são outras sugestões. “É uma aldeia com muita vida”, remata Vítor.

O pequeno-almoço pode ser saboreado na própria casa.

No futuro vão nascer restaurante, loja, garrafeira e zona de exposições.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
São Brás do Regedouro, Évora
Telefone
926494291
Horário
Horário do restaurante: de quarta a sexta, das 19h às 23h; sábado, das 12h às 23h.
Custo
(€€) Preço: T0 desde 95 euros/noite; T1 desde 100 euros; T2 desde 135 euros. Preço médio do restaurante à carta: 25 euros.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend