O Sense of Ofir, em Esposende, combina sossego e desporto no Cávado

A guesthouse tem uma piscina que parece flutuar sobre o estuário do Cávado. (Fotografia de Artur Machado/GI)
Desportos aquáticos, natureza, sossego e comida de autor: de tudo isto se faz o Sense of Ofir, guesthouse que parece flutuar sobre o estuário do Cávado. Um refúgio para escapadelas a solo, a dois ou em família.

A foz do Cávado, que se espreguiça em paralelo à costa, serve de cenário ao novo Sense of Ofir, um boutique hotel tranquilo e luminoso, plantado entre o mar e o rio, num braço de areia que integra a zona protegida do Parque Natural do Litoral Norte. Foi esta localização privilegiada que conquistou Alex Grandemange, quando encontrou à venda uma casa devoluta que quase parecia flutuar sobre a água. O francês vinha a Esposende com frequência, atraído pelo kitesurf – uma paixão que o levou a abrir uma escola de desportos aquáticos na Austrália, onde viveu mais de uma década – e acabou por se render a este recanto abundante em “ondas, vento e água parada”, descreve.

Transformou a casa num alojamento fresco e elegante, onde tudo, do mobiliário aos materiais usados no restauro, é proveniente de marcas e fornecedores europeus – entre eles portugueses -, selecionados pessoalmente por Alex. Há ainda peças de arte de artistas locais e internacionais a adornar as paredes, mas a grande atração é a vista.Das sete suítes, minimalistas e de design contemporâneo, forte em madeira e pedra, há as que oferecem uma panorâmica para o jardim, outras para o rio, e ainda aquelas com vista mar e céu, de teto envidraçado sobre a cama, para ver as estrelas (estes podem acolher até quatro pessoas). A envolvência natural inspira uma forte preocupação ecológica no hotel, que se traduz, entre outras iniciativas, na plantação de pinheiros, no aproveitamento da água da chuva, na produção de energia através de painéis solares e na escolha de produtos de proximidade.

(Fotografia de Artur Machado/GI)

O projeto, pensado por e para quem tem dificuldade em tirar os pés da água, conta ainda com um centro desportivo, focado nos desportos aquáticos, onde Alex dá aulas de kitesurf, surf, wingfoil e SUP. “Aqui pode praticar-se desportos todo o ano”, assegura. Também são organizadas sessões de canyoning, trekking, mountain bike e passeios a cavalo, com parceiros locais. A guesthouse, inaugurada no verão de 2020, conta com áreas comuns banhadas por luz natural abundante, interiores que aconchegam da nortada sem deixar perder pitada da dança de aves sobre o estuário, piscina, um terraço aberto para o rio e um relvado para estender os tapetes de ioga. O bem-estar é outro dos pilares do Sense of Ofir, que tira partido do ambiente tranquilo da margem ribeirinha e do pinhal de Ofir para convidar os hóspedes a desacelerar. Para os dias 20 a 25 de junho está previsto um um retiro de ioga e surf que inclui alojamento e alimentação, aulas de ioga, meditação, surf e até um workshop de cozinha.

Para recarregar baterias depois de todas as atividades, o restaurante do hotel, a cargo do chef André Carvalho, propõe todas as noites uma seleção de pratos de autor, à carta, inspirados nos produtos da época. Salada de polvo, tártaro de novilho, salada de tomate coração de boi, tamboril com molho manteiga e algas, peixe do dia com arroz de mar, cabidela de codorniz ou a rabanada com bergamota são algumas das propostas. Ao almoço de sábado há churrasco no jardim com música ao vivo, e domingo é dia de brunch.

(Fotografia de Artur Machado/GI)


O que fazer à volta

Arborismo, paintball e caminhadas
A poucos minutos do hotel, na Barca do Lago, a empresa ProRiver, criada pelo ex atleta olímpico de canoagem Belmiro Penetra, dinamiza diversas atividades para visitantes individuais e grupos, como canoagem, arborismo, paintball e passeios na Barca de Passagem, uma réplica da antiga barca usada para transportar pessoas e gado de um lado para o outro do rio Cávado. Existem ainda vários trilhos para explorar a região, e a Ecovia do Litoral Norte, que liga Esposende a Viana do Castelo e se prolonga até Caminha.

(Fotografia de Reinaldo Rodrigues/GI)

Rua Cândido Vinha, 20
Fonte Boa, Esposende
web: www.proriver.pt
Tel.: 960354032


 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend