O novo São Vicente Alfama Hotel junta tradição e modernidade

São Vicente, padroeiro de Lisboa, é a figura em destaque no hotel. (Fotografia de Leonardo Negrão/GI)
No novo quatro estrelas do grupo Trius Hotels, bem no centro de Alfama, Lisboa é homenageada através das suas artes e ofícios e do padroeiro São Vicente.

A estátua de São Vicente, do século XIX, exposta à entrada do hotel ajuda a desfazer o mito de ser Santo António o padroeiro da cidade. O santo mártir de Saragoça morreu no século IV em Valência, durante a invasão muçulmana da
Península Ibérica, e o seu corpo foi colocado à deriva num barco, tendo dado à costa em Sagres, no atual Cabo de São Vicente. A relação mais íntima com o país – e com Lisboa – deveu-se ao empenhamento de D. Afonso Henriques em recuperar as ossadas do santo. Encontradas em 1173, as relíquias foram transportadas para Lisboa numa nau guardada por dois corvos, segundo reza a lenda, e colocadas no mosteiro de São Vicente de Fora, que já estaria em construção.

O património azulejar de Lisboa está em destaque no hotel. (Fotografia de Leonardo Negrão/GI)

Esta história será em breve contada num adereço junto à estátua, mas é apenas um motivo para os portugueses e forasteiros partirem à descoberta. A viagem começa dentro do hotel, aberto no edifício do antigo Instituto de Artes e Ofícios da Fundação Ricardo Espírito Santo. Antes mesmo de entrar num dos confortáveis 22 quartos,
vale a pena descer à Wellhouse, uma sala com livros de viagens e gastronomia e preparada para acolher workshops de cerâmica, degustações, jantares privados e exposições de azulejaria local. Os azulejos da fábrica de azulejaria e faianças de São Vicente que decoram os quartos podem inclusive ser comprados na receção, assim como os amenities da Benamôr e outros produtos.

A textura da pedra lioz, a welcome drink de licor de amêndoa amarga e grãos de café que os hóspedes são convidados a preparar no quarto e a variedade do buffet e dos pratos quentes do pequeno-almoço são outros dos trunfos do hotel. Já o restaurante P.tisco propõe uma carta de matriz portuguesa a preços convidativos e está também aberto aos passantes do bairro de Alfama. Todos os dias os hóspedes recebem, ainda, uma dica de programa para conhecer a cidade.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend