Noites de aconchego no meio da serra, numa aldeia abandonada

Noites de aconchego no meio da serra, numa aldeia abandonada
(Fotografia: Rui Manuel Fonseca/Gl)
De um projeto de casa de férias nasceu um empreendimento e uma nova vida para uma aldeia abandonada. O Arcos House, arredores de Arcos de Valdevez, proporciona bem-estar em plena natureza.

A proposta é cansar o corpo a caminhar por trilhos serranos ou pela ecovia do Vez e depois disso submergi-lo num jacuzzi, com a lareira acesa, numa das casas do Arcos House. Um empreendimento turístico que nasceu, por iniciativa do casal Rui Marinho e Paula Pereira, numa aldeia em Carralcova, Arcos de Valdevez. O alojamento que oferecem é muito mais do que isso: é um aconchego no meio da serra.

Está implantado a cerca de 600 metros de altitude, no Lugar de Oucias onde na década de 50 do século XX viviam cerca de 100 pessoas. E que o tempo e a emigração esvaziaram. O casal transformou-o numa “aldeia de hóspedes”. As antigas casas de pedra foram reconvertidas e (sete) apetrechadas com lareira e jacuzzi. Nos terrenos à volta instalaram oito bungalows individuais em cortiça e madeira, semienterrados, e um com seis quartos, com piscina exterior. O resto é silêncio, ar puro e sossego.

O turismo rural que veio dar nova vida a Carralcova. (Fotografias: Rui Manuel Ferreira/GI)

O alojamento é um aconchego no meio da serra.

“A maioria das pessoas que vem sabe o que quer: natureza, trilhos e relaxamento”, diz Rui Marinho. Os jacuzzis com 1,5 por dois metros, e água a 36,5 graus, fazem “milagres” ao corpo e à alma. “Para quem vem todo estourado depois de fazer um trilho, o jacuzzi é ótimo. Sai-se com os músculos das pernas relaxados, parece que se está no ar agarrado a dois balões”, comenta.

Ali todas as casas têm nome: Terra, Água, Fogo, Figueira, Carvalho Nascente, Forno, Oucias, Loureiro, Troncos ou Pinheiro. Há uma a descobrir, muito particular, decorada e pensada para estadias românticas. É uma questão de gosto e circunstância.

A Arcos House surgiu de uma segunda habitação criada em 2006 por Rui e Paula para passar os fins de semana . “Ao fim de um ano e tal chegamos à conclusão que era uma ilusão, porque nos dava mais trabalho do que relaxamento. Então começamos a alugar para rentabilizar o investimento”, conta o marido, continuando: “Era verão e correu tão bem que no mesmo ano compramos mais duas casas”. Em dez anos adquiriram praticamente toda a aldeia e criaram o empreendimento turístico, cuja localização quiseram que respondesse a três critérios: “ser longe e perto, ter espaço para piscina e ser um local com vistas desafogadas”. Este ano, apostaram em alojamento individual com os bungalows à volta de uma piscina.

A Arcos House surgiu de uma segunda habitação criada em 2006 por Rui e Paula para passar os fins de semana .

O conceito é o mesmo: bem-estar, conforto e privacidade numa zona tranquila e remota, que ninguém diria está situada a cerca de 20 minutos de carro de Arcos de Valdevez. A cobertura da rede móvel é fraca ou inexistente.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend