Na Quinta do Ragal, no Fundão, dorme-se em yurts e numa cabana

Vista da cozinha comum da Quinta do Ragal. (Fotografia: DR)
Diversos tipos de quartos, ovelhas, cavalos, gatos e um burro, árvores de fruto e um tanque aberto a mergulhos fazem parte da Quinta do Ragal, um alojamento na freguesia de Lavacolhos, no Fundão, ideal para partir à descoberta da Beira Baixa.

A vida passada da Quinta do Ragal, um alojamento local com morada no Fundão, está inscrita no nome, ainda que esse facto possa passar despercebido à primeira vista. Afinal, “Ragal” é “lagar” escrito ao contrário, uma homenagem que Joana e Paulo quiserem fazer ao lugar e às famílias que ali trabalharam na produção de azeite, até há cerca de trinta anos. Hoje, ainda lá estão as oliveiras – das quais os hóspedes podem apanhar azeitonas, a seu tempo -, e os antigos bidões de combustível que eram usados para alimentar o lagar, a servir de suporte para o lavatório em algumas das casas-de-banho.

(Fotografia: DR)

A Quinta do Ragal é o projeto de vida do casal, que se mudou de Lisboa para a freguesia de Lavacolhos, perto da Serra da Gardunha, há cerca de quatro anos, e onde percebeu “que o tempo existe”.
A quinta está de portas abertas desde março de 2019 – tendo fechado apenas três meses no início da pandemia – e disponibiliza duas tendas yurt, uma cabana em madeira, três suítes rurais numa estrutura em madeira, e ainda, temporariamente encerrados, dois quartos inseridos na casa principal, onde o casal anfitrião habita. Embora os alojamentos não tenham kitchenette, há uma cozinha comum preparada para os hóspedes usarem.

Ainda dentro da propriedade existe ainda um antigo tanque em granito que convida a banhos, diversos animais que os hóspedes podem alimentar, como ovelhas, cavalos e um burro, e um pomar com cerejeiras, abrunheiros, figueiras. Outras possibilidades para aproveitar o tempo passam pela experiência na roda do oleiro, orientada por Paulo, participar nas vindimas ou acompanhar o ciclo da lã – que, dependente da época, pode dar direito a presenciar a tosquia dos animais.

Praias fluviais
Não muito longe da quinta, encontra-se a Praia Fluvial de Lavacolhos, a Praia Fluvial do Paul e os Passadiços do Orvalho, em pleno Geopark Naturtejo, que levam os visitantes a algumas das mais bonitas paisagens da Beira Baixa.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
EN 238, Fundão
Telefone
914291695
Custo
() Suíte rural desde 65 euros por noite (com pequeno-almoço incluído)


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend