Há casinhas em pedra e uma piscina bio no Chão do Rio, em Seia

(Fotografia: DR)
Uma piscina biológica com nenúfares, casinhas com telhado de giesta e um carvalhal jovem são apenas alguns dos encantos do Chão do Rio, na aldeia de Travancinha, no sopé da Serra da Estrela.

Com as paredes em pedra e os telhados cobertos por giestas (ainda que apenas decorativas), as casinhas do Chão do Rio parecem fazer parte de uma história de encantar, com o seu ao lago coberto por nenúfares, na aldeia de Travancinha, em Seia. A história delas começou a escrever-se há cerca de vinte anos. “Sempre gostámos de fazer férias junto da Natureza, e de fazer caminhadas. Já tínhamos vontade de comprar algo, um sítio onde pudéssemos plantar árvores e visitar aos fins de semana”, começa por dizer Catarina Vieira, que, ao lado do marido, gere o negócio. Esse sítio acabou por se materializar no Chão do Rio, que o casal comprou.

Havia “uma ruína e mais nada”, pelo que tudo o que se vê hoje foi idealizado pelo casal, e construído (e reconstruído, devido a um incêndio em 2017) ao longo dos anos. O alojamento recebeu os primeiros clientes em 2010, que “não só gostaram [do conceito] como se tornaram fieis”. Posteriormente, foram construídas mais cinco casinhas e uma impressionante piscina biológica.

São 300 metros quadrados de espelho de água, sempre em circulação, e mantida saudável pelas, entre outras plantas, castanhas-de-água, que fazem a oxigenação, e pelos nenúfares que além de regularem a temperatura, apoiam o ecossistema natural. Já fora de água, na Floresta do Futuro, está a crescer um carvalhal, e alguns medronheiros, um “projeto de continuidade” motivado pelos fogos que assolaram a quinta.

Quanto às casinhas, são sete, e todas elas têm kitchenette. Acomodam desde duas a oito pessoas, sendo que a maioria recebe até quatro. Loba, Ribeiro e Churra são alguns dos nomes, inspirados naquilo que está na base do projeto: a cultura pastorícia. A decoração, feita com várias peças produzidas localmente, pretende refletir essa inspiração, e “aproximar-se o máximo possível à Natureza”.

Visitas ao redor
Seja o Museu do Pão, o Museu do Azeite, ou as praias fluviais de Loriga, do Doutor Pedro, da Lapa dos Dinheiros ou de Vila Cova à Coelheira, não falta o que fazer e visitar nas redondezas.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua da Calçada Romana, Travancinha, Seia
Telefone
919523269
Custo
() Casa T1 desde 118,75 euros (com cabaz de pequeno-almoço incluído e limpeza diária)


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend