Férias em família nestas sossegadas villas junto às ondas do Guincho

Férias em família nestas sossegadas villas junto às ondas do Guincho
Nos arredores de Cascais, perto do mar do Guincho, nascem villas com terraço equipadas de modo a facilitar a vida aos pais durante as férias. As sustentáveis Sea'Ya Family Surf Houses têm o surf no coração e a família no pensamento.

Com tudo aquilo que tem de bom, “ir de férias em família pode ser um stress”, explica Maria Saldanha. “O nosso principal objetivo é sarar as dores aos pais e aliviar-lhes todo o trabalho”, acrescenta a proprietária das novas Sea’Ya Family Surf Houses, três villas com planos e soalheiros terraços na pitoresca aldeia da Charneca, arredores de Cascais, equipadas ao detalhe para que os pais não tenham que “levar a sua casa às costas” quando viajam.

A receção é sempre feita com um cesto de boas-vindas onde se encontram produtos biológicos como ovos, doces, fruta ou sumo, com foco nos locais, do pão da Malveira à cerveja artesanal cascalense. Amigas do ambiente, orientadas para as famílias e com o surf no coração, ou não estivessem estas casas – com capacidade para três a seis pessoas – a apenas dois quilómetros da Praia do Guincho, uma das mecas do surf, atividade que António Monteiro, marido de Maria, pratica há largos anos.

Nas villas, todas independentes, dominam materiais naturais e sustentáveis, tons neutros e a homenagem aos areais locais, batizadas segundo as praias mais próximas – Abano, Cresmina e Guincho. Lá dentro, pretende-se minimizar as preocupações dos pais e deixar as crianças brincar e andar à vontade: chão antiderrapante, terraços vedados, escadas com cancelas, baloiços rasos e arestas de mobília eliminadas.

(Fotografias: DR)

Além disso, facilita-se a vida familiar com duches espaçosos o suficiente para caberem pais com crianças e os brinquedos encontrados na casa são personalizados a cada visita, consoante a idade dos filhos. Neste campo, não há plástico e só se brinca com materiais sustentáveis. Também não há televisão, de propósito, apostando-se antes em jogos de tabuleiro. “Queremos promover um momento de qualidade passado em família e segurança. Só precisam de trazer a chucha”, explica, entre risos, Maria Saldanha, que tem a higienização dos espaços reforçada.

A sustentabilidade está presente por todos os cantos destas villas, todas com cozinha equipada, em pormenores como o uso de detergentes orgânicos e almofadas feitas de garrafas de plástico reutilizadas. Estas tornam os terraços mais confortáveis, junto a limoeiros, laranjeiras ou loureiros. É também lá fora que está a mangueira de pressão e zona para guardar e limpar a prancha de surf, para ajudar a chegada a casa, depois de uma viagem pelas ondas do Guincho.

Quem preferir ocupar as férias com outras atividades, tem muito por onde escolher. Para além de um guia com sugestões de restaurantes e locais de interesse a visitar na região, as Sea’Ya Family Surf Houses organizam aulas de ioga, passeios a cavalo na praia, recolha de lixo nos areais, caminhadas pelo vizinho Parque Natural Sintra Cascais, passeios à Serra de Sintra e aluguer de bicicletas elétricas, por exemplo. Sempre em família, claro.

 

Sea’Ya Family Surf Houses
Rua da Palmeira, 17 (Cascais). Tel.: 961381833. Web: www.seaya.pt. Preço: desde 88 euros por noite.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend