Douro Villa, um refúgio com fundações romanas e vista para o rio

A piscina do Douro Villa. (Fotografia: Marta Abreu - Fotografia de Arquitectura e Interiores).
Uma antiga propriedade vinhateira, debruçada sobre o rio Douro, foi recuperada e equipada com todas as comodidades, para oferecer um refúgio no meio da natureza.

As paredes desta casa senhorial carregam quase 400 anos, mas a história da propriedade vai ainda mais longe. “A casa nasceu sobre umas ruínas romanas e é atravessada por um caminho romano”, conta Aníbal Faria, um dos responsáveis pela quinta, que está na sua família há várias gerações.

Apesar dos séculos que carrega, conforto e frescura é o que não falta a esta casa, reconvertida em alojamento turístico em 2017. O restauro manteve o traçado original do edifício, mas dotou-o de todas as comodidades dos novos tempos. Os interiores harmonizam traços da época, como as bonitas namoradeiras de pedra à janela e os tetos em madeira, com peças de decoração mais contemporâneas, enquanto grandes janelões garantem a entrada de muita luz natural.

(Fotografia: Marta Abreu – Fotografia de Arquitectura e Interiores)

A casa é composta por três quartos, sala de jantar, sala de estar e cozinha completamente equipada, tendo capacidade para acomodar até seis pessoas. E convidando o tempo, o terraço é o lugar ideal para fazer um churrasco ao ar livre e apreciar a vista sobre o vale do Douro. Faltando alguma coisa, à distância de uma pequena caminhada, encontra-se uma mercearia, uma padaria e até um pequeno restaurante.

O alojamento é apenas um dos 13 edifícios espalhados pela Quinta de Pinhete, rasgada pela Estrada Nacional 108, que aguardam a sua vez para serem recuperados pela família. “A quinta era produtora de vinho, mas com o crescimento do turismo acabamos por mudar o conceito e reconverter a propriedade”, partilha Aníbal. A transformação não se ficou apenas pela casa. Os sete hectares de vinha que rodeavam a quinta deram lugar a um parque, que juntamente com os jardins oferece uma boa dose de espaços verdes para explorar. Os hóspedes têm ainda à disposição uma piscina panorâmica de água salgada com vista para o rio, as montanhas e o vale, e uma apetecível varanda, que convida a um copo de vinho ao final da tarde.

(Fotografia: Marta Abreu – Fotografia de Arquitectura e Interiores)

A propriedade é alugada através da plataforma Airbnb. Aníbal é o anfitrião e está sempre disponível para indicar atividades e sítios a visitar na região: “Estamos perto de tudo, do Porto, dos passadiços do Paiva, das grandes quintas vinhateiras do Douro…”, e, ao mesmo tempo, num mergulho profundo na natureza.

 

+ O que fazer perto

Sabores tradicionais
Feijoada, rojões e pica pau são alguns dos pratos caseiros servidos no pequeno restaurante Molha o Bico, a 10 minutos a pé do Douro Villa. A uma curta viagem de carro, encontra-se também a Taberna Pereira, em Ariz, afamada pela posta à mirandesa e ainda o 2Rios Steakhouse & Bar, onde o Tâmega vai cair ao Douro.

Mergulhos e provas de vinho
Passando a Barragem do Carrapatelo para a margem esquerda, surge uma série de praias fluviais para um mergulho refrescante, e continuando caminho rapidamente se chega às águas cristalinas do rio Bestança. Nas proximidades é também possível fazer passeios de barco ou apanhar o comboio e subir o rio para visitar as quintas e adegas do Alto Douro Vinhateiro.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Da Igreja, 632, São Lourenço do Douro, Marco de Canaveses
Telefone
938221790
Custo
(€) Casa a partir de 250 euros por noite.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend