Casa Avó Chiquinha: em Montalegre, acorda-se com vista para a Serra do Gerês

Casa Avó Chiquinha: em Montalegre, acorda-se com vista para a Serra do Gerês
Casa Avó Chiquinha. (Foto: Rui Manuel Fonseca/GI)
O vale do rio Cávado e a Serra do Gerês servem de cenário para noites tranquilas e mergulhos em piscina aquecida. No alto da vila raiana e transmontana de Montalegre, a ampla Casa Avó Chiquinha voltou a abrir portas dos seus nove quartos, com o mesmo estilo nostálgico e rústico da última meia década.

A subida que une o centro histórico de Montalegre até esta casa de campo já deixa adivinhar as vistas panorâmicas que dela se contemplam, mas é do jardim e dos quartos da Casa Avó Chiquinha, situada no topo desta vila raiana e transmontana, que se confirma a visão limpa sobre o vale do rio Cávado e a Serra do Gerês. Um cenário que volta agora a ser (re)apreciado, com as portas deste alojamento a reabrirem ao fim de meio ano.

Ao longo de dois pisos, espalham-se nove quartos duplos, duas salas de estar equipadas com sofás e lareira e duas kitchenettes, apoiando-se numa decoração rústica e nostálgica, entre peças de mobiliário recuperadas, castiçais antigos, ramos de flores secas, colchas em linho, cadeirões de verga e cobertores de papa a revestir algumas das altas cabeceiras de cama. Outras captam atenções de forma quase instantânea, como as loiças de Bordallo Pinheiro espalhadas pela casa e o elegante telefone feito em mármore que se encontra na receção.

A Casa Avó Chiquinha voltou a reabrir portas em Montalegre. (Fotografias: Rui Manuel Fonseca/GI)

Neste alojamento, pode alugar-se um quarto ou um piso inteiro.

Há nove quartos duplos na Casa Avó Chiquinha.

Transversal a todos os quartos são os altos janelões que deixam entrar bastante luz natural e o acesso à zona exterior que envolve a casa. Lá fora, há um cantinho de churrasco, mesas para se petiscar ao ar livre, roseiras, oliveiras e pinheiros, ninhos de pássaros de madeira presos pelas árvores e canteiros espalhados pelo terreno. Também é no jardim que se encontra a piscina aquecida – um bónus e uma necessidade em terras montanhosas – com vista serrana.

A versatilidade desta Casa Avó Chiquinha, uma antiga casa de família que abriu portas ao público há meia década, é uma das suas grandes vantagens, permitindo-se alugar ora o quarto separado, ora um piso inteiro, ora a totalidade do espaço. O elevador que liga os dois pisos foi a solução prática encontrada para resolver eventuais limitações de mobilidade, até porque se trata de uma casa que foi reconstruída quase na totalidade.

Da piscina exterior e aquecida, avista-se o vale do rio Cávado e a Serra do Gerês.

A decoração rústica e nostálgica domina pelos vários espaços da casa.

Os vinhos locais Mont’alegre, produzidos pelos mesmos donos da Casa Avó Chiquinha.

Neste cantinho em Montalegre, o convívio pode passar também pela mesa de xadrez e a de bilhar, ou pelas bicicletas gratuitas que se podem alugar, para passeios em redor. Ao final da tarde, todos os caminhos vão dar ao jardim e à piscina, de onde se pode assistir ao pôr-do-sol, que se deita atrás do vale do rio Cávado.

A Casa Avó Chiquinha também planeia piqueniques na natureza, com cesta de produtos e vinho pela Serra do Larouco, por exemplo, e pretende retomar os passeios noturnos e temáticos que decorrem pelo centro e histórias da vila, com a ajuda de animadores e atores.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend