Casa Agrícola da Levada, um oásis à porta de Vila Real

A Casa Agrícola da Levada é rodeada por sete hectares de puro sossego, convidativos de umas férias em família no meio da natureza. (Fotografia: Manuel Gomes da Costa)
A cidade cresceu à volta da quinta, mas para lá dos portões, a Casa Agrícola da Levada mantém a mesma essência rural de sempre e dá a quem ali chega um gosto da vida no campo. Há um pomar, uma horta biológica, sossego quanto baste e recantos de brincadeira para as crianças.

A sensação é a de se estar numa pequena aldeia, banhada pelo rio Corgo, protegida por floresta e recortada em pomares e hortas, e uma dezena de casas em granito dispersas no entremeio. Até custa acreditar que fora dos muros esteja um rebuliço de vias rodoviárias e a malha urbana, que acabou a rodear a quinta com o crescimento de Vila Real para norte. A Casa Agrícola da Levada manteve-se como uma espécie de oásis à porta da cidade, com o mesmo espírito rural de outros tempos e sete hectares de puro sossego, convidativos de umas férias em família no meio da natureza.

Inês Albuquerque é a responsável pela recuperação desta antiga propriedade agrícola, que pertencia à família do marido. “A solução menos intrusiva para conseguir manter o espírito da quinta acabou por ser o turismo rural”, conta.

 

Além das quatro suítes no edifício principal, o alojamento estende-se ainda a nove casas rústicas espalhadas pela propriedade, de diferentes tipologias (do T1 ao T4), pensadas para receber famílias mais ou menos numerosas. Todas estão equipadas com kitchenette ou cozinha completa e têm terraço privado. Na mercearia da quinta, os hóspedes podem abastecer-se de produtos da horta biológica, conservas caseiras, vinhos e carne maronesa.

Quem fica na casa grande, tem direito a pequeno-almoço com fruta do pomar, compotas e doces caseiros e ovos das galinhas da quinta. Por cortesia, é também deixado um saquinho de pão fresco todas as manhãs à porta das restantes casas, mas o pequeno-almoço só está disponível a pedido (por um valor extra).

 

Inês fez ainda sua missão criar recantos por toda a quinta para que os mais pequenos “se sentissem bem-vindos”. A lista de ingredientes disponíveis para a brincadeira inclui um trampolim, uma pequena cozinha e uma oficina em madeira, uma mini loja, bicicletas, muita terra e água, e uma boa dose de imaginação.

 

Este ano foi também construída uma segunda piscina, mais um lugar para descontrair e petiscar uns covilhetes (empadas tradicionais de Vila Real). Todos os dias há também uma sugestão para o jantar, servido no terraço da casa.

Passear na serra
Mesmo com tudo o que a quinta tem para oferecer, vale a pena sair à descoberta do território e dar um saltinho ao Parque Natural do Alvão, a apenas oito quilómetros da Levada, ou fazer uma visita e prova de vinhos na Casa de Mateus, ali bem perto.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Casa AgrÍcola da Levada, Vila Real
Telefone
259326553
Custo
() T1 a partir de 75 euros por noite (sem pequeno-almoço), quarto duplo a partir de 78 euros por noite (com pequeno-almoço). Condições especiais para estadias prolongadas


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend