Viseu: Uma oficina para viver as tradições em família

Viseu: Uma oficina para viver as tradições em família
Na Casa da Ribeira, aos pés do Rio Pavia, recordam-se as arte antigas da região, sem deixar de lado a vertente prática. Trabalhar em teares antigos ou fazer aromatização de azeite nos outrora Moinhos da Balsa são algumas das propostas para famílias, que não deixam morrer a tradição local.

Chegou a ser armazém de ferro velho, taberna e até residência para estudantes, antes de integrar a rede de equipamentos do município nos anos 1980. Da sua história mais antiga sabe-se pouco: apenas que a atual Casa da Ribeira tem estrutura de uma antiga habitação (provavelmente de lavradores abastados) e de que a sua construção data dos finais do século XVII.

Hoje tem programação pensada para escolas, mas também para famílias que, por marcação, podem descobrir como eram feitos os trabalhos de tear com a oficina Artesanando. Na companhia de um adulto, crianças dos 6 aos 10 anos são convidadas a aventurar-se na arte da tapeçaria da região, em pequenos teares, onde vão aprender técnicas simples.

Outra atividade é partir da Casa da Ribeira a pé até aos antigos Moinhos da Balsa, antigo centro de monitorização e interpretação ambiental, hoje uma extensão do núcleo da Casa da Ribeira. Divide-se em dois edifícios, um dedicado à moagem do cereal e outro um lagar de azeite, que funcionava também com a força da água.

Já não existem todas as estruturas antigas, mas a memória e recupera-se através de vídeos criados pela Casa da Ribeira, seguidos de uma oficina sobre a aromatização do azeite. Louro, alecrim, limão e outras ervas aromáticas da região são os ingrediente usados neste workshop para famílias, que vai funcionar até dia 31 de outubro. No final, cada criança leva para casa a sua garrafa de azeite e a memória das antigas tradições.

Casa da Ribeira
Largo Nossa Senhora da Conceição, Viseu
Tel.: 232427428
Terça, das 10h00 às 14h00. Quarta a sexta, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00. Ao fim de semana sem paragem. Encerra segunda.
Preço oficinas: 1 euro. Inscrições em casadaribeira@cmviseu.pt.

Leia também:

Pastelaria de cupcakes e pavlovas de sucesso em Viseu
Uma casa com charme e alegria para ficar em Viseu
Chás e sabores regionais em Viseu