A pastelaria de cupcakes e pavlovas de sucesso em Viseu

A Velvet Cupcake & Coffee abriu há um ano e veio acrescentar novos argumentos gulosos a uma cidade que já tinha o condão de nos conquistar pelo estômago.

Viseu é um nome que fala ao estômago. Pensa-se em mesa farta, pratos de forno. E também em gulodices de forno, com os viriatos à cabeça. De Viseu, espera-se muita coisa de bom. E depois, há aquelas coisas que não se espera.

A Velvet é um sítio inesperado, tem desde logo sabor a descoberta. Fica à beira de uma rotunda, na parte nova da cidade, com a imediata vantagem do estacionamento – essa foi uma das prioridades de Marina Rebelo na escolha da localização, a par do espaço, da luminosidade e do potencial para criar um sítio acolhedor. «Não queria abrir uma pastelaria convencional», conta. Missão cumprida: a Velvet é uma pastelaria muito peculiar. Porque não tem os bolos do costume, dispostos nos balcões do costume, servidos sobre as mesas do costume.

A sala é mimosa, luminosa, a condizer com tudo aquilo que a ex-professora faz na pequena cozinha ao fundo da confeitaria: cupcakes, bolos que vende à fatia, macarons, minipavlovas, cake pops, bombons, brownies.

Tudo divino de se olhar e, a avaliar pelos cupcakes, com correspondência em matéria de paladar, textura, leveza, combinação de sabores. Sabores esses que vão variando, tal como acontece com os gelados, também eles artesanais, que Pedro Teixeira, marido de Marina e segunda metade desta sociedade, produz na mesma pequena cozinha das traseiras, a partir de produtos regionais.

A lista muda a cada dois, três dias, e tem por norma uma opção vegana, além de sabores relacionados com o universo da pastelaria, caso do gelado de red velvet cake ou do de bolo de chocolate. Tudo boas surpresas que falam alto ao estômago.


Velvet Cupcake & Coffee

Praça D. João I, lt364, loja H
Tel.: 232402170
Web: facebook.com/cupcakesvelvet
Das 08h30 às 20h00; sábado, a partir das 09h00; domingo, a partir das 10h