Video mapping, cinema e um carrossel: como ocupar as crianças no Natal

O espetáculo imersivo "O Fabuloso Circo de Natal", do Atelier OCUBO, está em cena no Porto, até 10 de janeiro. (Fotografia: DR)
Exposições de video mapping, cinema, passeios de barco e até um carrossel são algumas das ideias de programas com que se pode entreter as crianças nestas férias de Natal, em família e em segurança.

Sessões de video mapping

Porto e Lisboa têm este ano várias exposições imersivas em simultâneo, da autoria do Atelier OCUBO, a empresa portuguesa responsável pela produção de sucessos de bilheteira como o “Lisbon Under Stars” e o “Porto Legends”. A mostra multimédia Impressive Monet & Brilliant Klimt, por exemplo, está patente nos subterrâneos da Alfândega do Porto e no Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, em Lisboa, e aborda “o casamento artístico” dos universos pictóricos de Monet e Klimt.

Porto
Até dia 28 de fevereiro de 2021. Bilhetes a partir de 9 euros

Lisboa
Até 10 de janeiro de 2021. Bilhetes a partir de: 15 euros

(Fotografia: DR)


Também no Porto, nas furnas da Alfândega do Porto, continua em exibição o espetáculo de video mapping “O Fabuloso Circo de Natal”, composto por “palhaços, animais, acrobatas, um mágico e uma orquestra” projetados numa “experiência imersiva” de 360 graus.

Porto
Até 10 de janeiro de 2021. Bilhetes a partir de 9 euros.

(Fotografia: DR)


No mesmo espaço pode ainda ver-se, de forma permanente, o “Porto Legends – The Underground Experience”, um projeto alusivo às figuras históricas e lendárias da Cidade Invicta, e que conta com as vozes de Jeremy Irons e de Pedro Abrunhosa.

Porto
Sempre aberto. Bilhetes a partir de 12 euros.

(Fotografia: DR)


Já em Lisboa, continua aberto ao público a experiência “Magical Garden”, um percurso noturno ao ar livre, no interior do recentemente renovado Jardim Botânico Tropical da Universidade de Lisboa, situado na zona monumental de Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos. Trata-se de um percurso com mais de um quilómetro decorado com “dezenas de instalações luminosas, projeções de vídeo mapping, ambientes sonoros e interativos”.

Lisboa
Até 10 de janeiro de 2021. Nos dias 12, 13 , 19 e 20 de dezembro está encerrado. Bilhetes a partir de 15 euros.

(Fotografia: DR)


Animação para crianças

O concelho de Palmela tem em curso um programa de atividades natalícias para todos os públicos e que se estende a todo o território. Em Águas de Moura, por exemplo, está previsto um desfile de circo e animação para as crianças na manhã de sábado, 19 de dezembro, às 10h e às 11h, na Avenida da Liberdade. O desfile está a cargo do Circo Europa e do Centro Social de Palmela e tem acesso livre. No mesmo dia tem lugar o Mercadinho D’a Moura, numa edição especial de Natal que inclui animação. Acontece das 09h às 12h.

Já na sede do concelho, Palmela, vai haver projeção de cinema de animação e atividades em torno das festividades natalícias. O filme “A Grande Viagem” (comédia russa/americana de 2019, com 90 minutos de duração e para maiores de 6 anos) é exibido no Auditório Municipal às 16h, no dia 20 de dezembro.

(Fotografia: DR)


Um carrossel, passeios de galeão e muito mais

Este ano, a marginal ribeirinha de Alcácer do Sal está iluminada por um túnel de 55 arcos e duas torres, uma árvore de Natal em movimento e outros pontos decorativos com luzes, mas não é só com isso que o município quer atrair visitantes à cidade. O programa de festas incentiva as compras no comércio local com animação circense, musical e teatral, além de um Pai Natal e de uma Mãe Natal a percorrerem as principais ruas, nos dias 19 e 20 de dezembro. As crianças, por sua vez, vão poder receber lembranças e andar num carrossel de Natal, que funciona das 10h às 13h e das 15h às 19h (nos dias 24 e 31 de dezembro funcionará apenas até às 13h).

A programação é vasta e inclui ainda, para o dia 25 de dezembro, a exibição do filme “Um Príncipe em Apuros”, dobrado em português, enquanto no dia 1 de janeiro do no ano estará em exibição o filme de animação “Os Croods: Uma Nova Era”, também dobrado em português. As sessões, de entrada gratuita, têm lugar no Auditório Municipal da cidade, às 15h e às 17h30.

O público em geral pode ainda participar nos passeios a bordo do galeão do sal Pinto Luísa, no rio Sado, que permitem admirar o espetáculo de luzes a céu aberto durante uma hora. Os passeios, promovidos pela autarquia, fazem-se ao som de música típica da época e incluem uma bebida quente e doces. Realizam-se entre 2 e 22 de dezembro, são pagos e carecem de inscrição prévia pelos contactos [email protected] e [email protected] (até à quarta-feira anterior à data do passeio; sujeito a limite de 25 pessoas). As próximas saídas são dia 17 de dezembro às 18h; dia 18h às 18h e às 19h; dia 21 às 18h e às 19h e dia 22 de dezembro às 19h30.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend