Cães, gatos e companhia: o Pet Festival está de volta

O Pet Festival - maior evento do país dedicado aos animais de companhia - regressa nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro à FIL, em Lisboa. As raças de cães portuguesas certificadas e a competição em que cães saltam para a água estão em destaque.

Cães a dar saltos para a água? Raças de cães portuguesas certificadas? Um concurso de gatos? Outro de furões? Tudo isto e muito mais vai estar em destaque na 8.ª edição do Pet Festival, dito como o maior evento do país dedicado a animais de companhia, nos dias 1 a 3 de fevereiro, na FIL, Parque das Nações, em Lisboa.

O tema desta edição é «Não à solidão, tenha um animal de estimação» e pretende chamar a atenção para a «importância que os animais de companhia têm para as crianças», posicionando o evento como um «fator de aproximação entre gerações, sendo extensível a toda a família, incluindo os mais idosos», explica o Pet Festival em comunicado.

A forma como os animais de companhia ajudam as pessoas «a ultrapassar a solidão e o sedentarismo» refletir-se-á num conjunto de histórias e testemunhos reais, contados em murais espalhados pelo recinto do festival. Vai haver muitos animais de companhia, sim, mas também pequenos mamíferos, répteis, peixes, aves, cavalos e animais de quinta.

 

Raças portuguesas e saltos para a água

Uma das novidades deste ano é a Vila do Cão Português, onde o Clube Português de Canicultura terá um espaço exclusivamente dedicado às 11 raças nacionais certificadas, desde as mais conhecidas às mais recentes, como a do Cão do Barrocal Algarvio. Nesse espaço os visitantes poderão conhecer melhor cada uma das raças, especialmente quando estiverem presentes vários clubes de raça e criadores, no dia 3 de fevereiro.

Outra das novidades será a divulgação da competição de Dock Diving, que consiste em colocar cães a dar saltos, o mais longe possível, para a água numa piscina. Esta modalidade, ainda pouco desenvolvida no país, pratica-se no Monte dos Vendavais, um hotel de animais em Tires e «o único em Portugal que promove esta competição a um alto nível», diz o mesmo comunicado.

Quem quiser habilitar o seu cão a participar pode levá-lo à piscina do hotel no Pet Festival, onde se realizará um concurso com prémio de 1500 euros para o cão que saltar mais longe. Antes disso, o cão deve treinar no recinto, podendo inscrever-se se se revelar apto. Esta competição já existe nos EUA, em Inglaterra e noutros países da Europa, envolvendo grandes prémios monetários.

O Concurso Internacional de Felinos, o I Concurso Internacional de Furões, o Dog Talent (onde os cães podem mostrar as suas habilidades e coreografias), um concurso de Agility (modalidade em que os cães devem percorrer um percurso no menor tempo possível) e ainda um concurso internacional de gatos são outros dos atrativos da 8.ª edição do Pet Festival.

A organização – que diz que este foi primeiro festival de recinto coberto a autorizar os visitantes a fazerem-se acompanhar do animal de companhia – registou mais de 40 mil visitantes na edição do ano passado, que se fizeram acompanhar de seis mil animais de companhia. Em exposição estiveram mais de três mil animais.

 

Leia também:

Porto: Abriu uma nova loja e cafetaria dedicada aos cães
Um campismo com conforto, gatos e natureza em Penela
Restaurantes vão ter dísticos para permitir a entrada de animais




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend