Crónica de Carina Fonseca: as coisas maravilhosas

No Mercado dos Lavradores, no Funchal, há grande diversidade de maracujás. Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens
Laranjas mesmo boas, abraços sentidos, a luz do sol, as palavras certas ou um ator com público a toda a volta, desfiando razões para viver, por mais negros que sejam os tempos. Coisas ínfimas e enormes, coisas maravilhosas.

Estamos em abril e ando com botijas de água quente pela casa. É um dos meus pequenos prazeres. Mais alguns? Estender roupa. O cheiro dos limões acabados de apanhar. Ir ao restaurante chinês e pedir só entradas. Comer maracujás com colher. A forma particular como algumas pessoas se expressam (recentemente, uma amiga disse ter-se transformado numa “lesma da couve”, tão pouco se mexe durante a quarentena). E a lista, infindável, vai crescendo. É um modo de sobrevivência, este de procurar, teimosamente, o calor e a beleza.

Há uns meses, fui ver a peça “Todas as coisas maravilhosas”, um monólogo protagonizado por Ivo Canelas, em constante interação com o público. Ali estávamos nós, dispostos em círculo, com o ator no meio, a partilhar um sem fim de razões para viver, mesmo (ou sobretudo) em alturas mais sombrias, quando os óculos ficam embaciados e se vê pouco e mal.

Lembro-me de algumas das micro maravilhas apontadas pelo Ivo, como laranjas mesmo boas, ou a luz do sol. Outras tenho anotadas num caderno, porque soube logo que queria regressar ali. Saí da sala profundamente comovida, tomada por aquele sentimento raro e poderoso de que tudo vale a pena, as peças encaixam, o caminho tem sentido.

Em tempos de incerteza e medo, como este, parece que se evaporaram os motivos para sorrir. Não chega dizer que vai ficar tudo bem – para muita gente, não, e ninguém sairá como entrou. Mas não duvido: tanto agora, que estamos fechados em casa, reféns das medidas de segurança; como mais tarde, quando voltarmos a andar soltos pela rua, há-de continuar a haver coisas maravilhosas. Basta olhar com atenção. E registar.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend