Terra Viva: a nova mercearia biológica de Espinho que também faz workshops

A Terra Nova é uma mercearia biológica a granel e também espaço de workshops de cozinha vegetariana. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
É uma loja que é também uma despensa do restaurante vegetariano do outro lado da rua. Um projeto familiar feito de produtos bio que nasceu num antigo talho.

O talho do outro lado da rua fechou, o talhante reformou-se, a loja estava vaga – foi a oportunidade para Sofia Ramos e Francisco Queirós, donos do restaurante vegetariano Terra Viva, avançarem para um novo projeto. Assim abriu uma mercearia com produtos frescos que serve também como despensa do restaurante. Ali, encontram-se produtos biológicos de vários pontos do país, ilhas incluídas, com uma filosofia de não desperdício.

“É como uma sala de estar para acolher as pessoas como se estivessem em casa e como uma despensa para dar continuidade à essência do restaurante”, explica Sofia Ramos. Não há rasto do talho que ali funcionou durante mais de 30 anos. Os móveis foram feitos à medida e há uma mesa de madeira ao centro, numa decoração ao estilo antigo de mercearia para receber produtos da terra e do mar.

Sofia Ramos e Francisco Queirós estão à frente do negócio. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)

Esses produtos são quase todos portugueses e, na maioria, disponíveis a granel. Há soja granulada, coco ralado, trigo sarraceno, quinoa portuguesa, flocos de aveia sem glúten, grão de bico, legumes frescos, frutas da época, alho negro, granola, cogumelos. Há também canela, linhaça, tâmaras, caju, algas com verduras em escabeche, queijos, iogurtes, natas de soja, chocolates, gelados, azeites, vinhos, chás. E detergentes ecológicos para roupa e casa.

“Gostamos muito das coisas que as pessoas normalmente não conhecem”, confessa Francisco Queirós. Não é apenas uma despensa mesmo à mão, é também o espaço de workshops de cozinha vegetariana de Sofia Ramos. O útil junta-se ao agradável de várias maneiras. “Alguns clientes do restaurante queriam confecionar algumas receitas e não encontravam os produtos que utilizamos. A mercearia é uma mais-valia”, diz Sofia Ramos.

O casal escuta histórias, partilha receitas, esclarece dúvidas. “A alimentação vegetariana é muito variada e, por isso, é uma aprendizagem constante”, diz Sofia. É um projeto familiar que junta o filho José Fernando e que resiste à pandemia. As obras foram suspensas em março, mas a empreitada foi retomada e a mercearia abriu em agosto. Do novo espaço consegue ver-se o interior do restaurante. Aqui nada se perde porque tem possibilidade de se transformar na cozinha do Terra Viva.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua 27, n.º 722, Espinho
Telefone
917716970
Horário
Das 10h às 19h de segunda a quinta; sexta e sábado das 10h às 17h e das 19h às 21h30.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend