Os temperos d’A Pimenteira convidam a viajar à mesa

(Fotografia: DR)
Há seis anos, Carolina e João trocaram o Brasil por Portugal, onde criaram A Pimenteira, marca de temperos naturais que nos transportam para outras latitudes. Da Grécia à Síria, passando pela Tunísia, há novos sabores para descobrir na loja online.

As raízes familiares em Portugal e a vontade de viver fora do Brasil levaram Carolina França e João Maron a trocar São Paulo pelo Porto, há seis anos. Na bagagem, trouxeram um tempero, fresco e versátil, que era feito por uma avó dele, de nome Escolástica: o “Vó Cola” (de avó e Escolástica). Começaram por vendê-lo em mercados de rua, e mais tarde criaram A Pimenteira, uma marca de temperos com sabores do Mundo, desidratados e “100% naturais”, recorda Carolina, cujos avós são originários da Madeira.

Inicialmente, o centro de produção foi a tapiocaria homónima que abriram em Vila Nova de Gaia, e já não existe. O foco do casal – formado em Educação Física, mas com interesse pela cozinha – esteve, desde o início, nos condimentos sem adição de sal (exceto o Zaatar, associado ao Líbano), aromas ou outros artifícios. “Criámos A Pimenteira porque gostamos muito de cozinhar em casa, deixa a dieta mais saudável e desafia-nos a testar coisas novas”, explica Carolina, pondo a tónica, também, na praticidade dos produtos. Com as suas misturas de ervas e especiarias tradicionalmente usadas em diferentes países, a dupla procura incentivar mais pessoas a fazer o mesmo e a aproximar-se de outras culturas – ou a revisitá-las – pelo paladar.

Atualmente, os temperos podem ser adquiridos, essencialmente, na loja online d’A Pimenteira e em algumas mercearias país fora. A pandemia, ao travar os mercados de rua, levou Carolina e João a investir mais no espaço virtual e na revenda. Aproveitaram também para criar novos sabores, disponíveis em novas embalagens, coloridas e fechadas, e em novos tamanhos (40, 50, 160 ou 200 g). As novidades são os temperos “Brasileiro”, “Grego”, “Curry” (asiático, associado à Índia), “Harissa” (africano, ligado à Tunísia) e “Baharat” (do Médio Oriente, a remeter para a Síria). Cada pacote contém sugestões de utilização no verso, cabendo a cada um explorar essas e outras possibilidades

A Pimenteira
Web: apimenteira.pt
Preços: temperos desde 3,50 euros. Portes de envio desde 1,50 euros (grátis em compras no valor mínimo de 15 euros).




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend