Nova loja do Porto tem peças de arte de todo o mundo

Peças de criadores conceituados, emergentes e anónimos vivem em harmonia na Bom Porto, uma loja recente na Invicta, no Quarteirão das Artes.

Philip-Didier Fouligny tem colecionado peças de arte e artesanato durante toda a sua vida. Foi adquirindo-as nas suas viagens e nos países onde já teve morada, como a Índia, a Austrália, a Indonésia, Marrocos, e desde há três anos, Portugal. Elegeu o Porto para viver, graças à sua «energia», e para abrir um espaço que tem tanto de loja – estão à venda peças que já fizeram parte da sua vida – como de galeria de arte – à exceção de que aqui não há um calendário para se cumprir e as mudanças são frequentes.

Quem chega a este lugar de 60 metros quadrados na Rua do Rosário, tanto pode encontrar as coloridas carpetes vintage que vêm de Marrocos, feitas por artesãos anónimos, figuras em madeira da Mauritânia, como as pinturas de Victor Marqué ou o único exemplar da Lodge Chair, do artista salvadorenho Baltasar Portillo. Em exposição estão também as cerâmicas da artista portuguesa a viver no Japão, Kristina Mar, e as peças que casam o artesanato e o design, de João Bruno Videira. Uma das peças mais com mais impacto na loja é a figura em fibra à entrada, com cerca de 40 anos, feita por uma tribo de Vanuatu para espantar os maus espíritos.

E é a história que habita em cada peça – sendo que são todas feitas à mão -, e a sua beleza, que Philip tem mais em conta, na altura da compra. Os preços variam muito, mas há artigos a partir de 35 euros.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua do Rosário, 115 (Baixa)
Horário
Das 11h00 às 19h00; sábado, até às 20h00. Encerra domingo e segunda.


GPS
Latitude : -22.9031021
Longitude : -43.1782273

 

Leia também:

7 jardins escondidos para descobrir na Baixa do Porto
Porto: 5 sítios onde ir para beber cerveja barata
Porto: Já pode dormir numa casa barco no rio Douro




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend