De volta às compras: estas livrarias reabriram em Lisboa e Setúbal

A livraria independente Culsete, em Setúbal, reabriu no início do mês. (Fotografia de Orlando Almeida/GI)
O comércio de bairro reaberto no início do mês está a devolver vida às ruas das cidades. Entre as várias lojas estão estas livrarias, no Lx Factory, em Lisboa, e na Baixa de Setúbal, guardiãs de boas compras.

Ler Devagar
Lx factory (Lisboa)

Uma história com 21 anos, 240 mil livros e uma bicicleta voadora. A Ler Devagar, no Lx Factory, voltou a abrir portas em maio, para alegria dos fãs da literatura.

Há duas décadas que se mantém como uma das livrarias mais reconhecíveis e procuradas na capital, com os seus milhares de livros expostos pelos dois andares, a famosa bicicleta voadora suspensa no teto e os vestígios de maquinaria da antiga gráfica que ali funcionava. A espaçosa Ler Devagar, no Lx Factory, Alcântara, esteve fechada durante a pandemia mas reabriu no arranque de maio, limitando a entrada de poucos clientes em simultâneo e reduzindo a sua abertura a apenas quatro horas diárias. No início do ano, a livraria tinha aberto um balcão com cerveja artesanal, em parceria com a Trevo, da Costa de Caparica, mas esta zona ainda não está disponível. Para além da literatura – e aqui há mais de 240 mil exemplares novos e usados – também se pode saborear uma bica na parte de cafetaria. Devagar, claro.

Imprensa lá fora
A Ler Devagar, que começou por estar situada no Bairro Alto, foi um dos locais recomendados pelo jornal “New York Times” num roteiro por Lisboa.

(Fotografia de Leonardo Negrão/GI)

 

Culsete
Setúbal

Livros para todos os públicos, de editoras menos comerciais, é o que se encontra na histórica livraria setubalense Culsete, reaberta há uma semana.

Livros de literatura infanto-juvenil, literatura lusófona e traduzida, poesia, ensaios, policial, fantástico, ciências sociais e humanas, gestão, fotografia, ilustração, saúde e bem-estar e espiritualidade. Há de tudo um pouco nas prateleiras da Culsete, gerida desde há um ano pelos setubalenses Rita e Raul, ela formada em Psicologia e da área da consultoria; ele designer e dono de uma pequena editora de livros na área da fotografia. Em boa hora arriscaram pegar nesta livraria histórica, fundada pelo casal de livreiros Manuel e Fátima de Medeiros em 1973, para a repôr na paisagem cultural da cidade. “Quisemos manter uma oferta de livros de qualidade e ser reconhecidos por isso”, diz Rita, pelo que a aposta se mantém em vender obras de editoras mais pequenas e alternativas, edições de autor e revistas de nicho. O espaço foi remodelado e convida às compras.

Livraria às Cegas
Por um valor a partir de 15 euros é possível aderir a este serviço, em que a Culsete entrega um cabaz surpresa de livros em casa do cliente.

(Fotografia de Orlando Almeida/GI)

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend