Nesta mercearia em Alvalade há produtos gourmet de todo o país

Catarina Lemos é a nova responsável pela mercearia Dois Dedos de Conserva. (Fotografia de Gerardo Santos/GI).
Uma miríade de produtos portugueses, de quase todas as regiões, é o que oferece a mercearia gourmet Dois Dedos de Conserva, reaberta ao público no bairro de Alvalade.

O trocadilho com “dois dedos de conversa” desperta a atenção, a montra convida a entrar e os produtos perfeitamente alinhados nas prateleiras confirmam que se trata de uma mercearia gourmet. Mas a Dois Dedos de Conversa, perto da Avenida da Igreja em Alvalade, não tem a pretensão de atrair um público elitista. Volvido um período de gerências intermitentes, o bairro espera agora que a reabertura, com a nova dona Catarina Lemos ao comando, seja mais definitiva.

Natural de Alenquer, formada em Educação Básica e com experiência numa empresa de distribuição de carnes para restauração, Catarina sucede aos anteriores rostos da loja e confessa-se motivada com o novo projeto, ao considerá-lo “apelativo, por ter um pouco de tudo e apostar em pequenos produtores de várias regiões do país”, num curto espaço de 30 metros quadrados.

À entrada perfilam-se vinhos do Douro, Dão, Bairrada, Lisboa, Península de Setúbal e Alentejo, com preços dos 5 aos 85 euros, mas também vinhos do Porto, moscatel, aguardente da Lourinhã e medronho. Já na parede oposta salta à vista o mosaico de rótulos históricos e coloridos de marcas de conservas como a Naval, a Nazarena, a Minerva, a Açor e a Pescarias do Algarve.

Há peixe em conserva para todos os gostos: de sardinha, cavala, atum dos Açores, bacalhau, picas (peixe-agulha) em escabeche, mexilhão e lingueirão. Em breve também haverá conservas de ovas, porque os clientes gostam. Em paralelo, somam-se sugestões de outros produtos como perdiz e bacalhau de escabeche, sal com especiarias, chutneys e geleias, cogumelos shitake, chás biológicos e azeites aromatizados.

(Fotografia de Gerardo Santos/GI)

Nomeá-los é traçar uma viagem do Norte ao Sul do país com início em Trás-os-Montes e passagens por Vila do Conde, Rio Maior, Benavente, Odemira, entre outras regiões. De Serpa e Azeitão há queijos, e para os acompanhar propõem-se presunto ibérico e geleias de vários sabores. A loja também vende bolachas artesanais de gengibre, flor de sal e amêndoa (e algumas sem glúten), broas de mel e roscas, assim como sombrinhas de chocolate da Regina para os mais pequenos.

 

Degustação na loja
Assim que a conjuntura permitir, Catarina Lemos quer dinamizar a mercearia com a presença de alguns produtores vinícolas e degustações abertas ao público.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend