Zapata: já abriu o novo gastrobar mexicano do chef Chakall, no Porto

Zapata by Chakall (Fotografia: DR)
Em soft opening desde 16 de maio, o gastrobar Zapata by Chakall é o novo projeto do chef argentino no coração do Porto. Os sabores mexicanos são a estrela da carta, onde não faltam também as empanadas e outros pratos da América Latina.

Depois da abertura do La Susy by Chakall – uma homenagem à mãe e ao país de origem -, em Gaia, o chef argentino atravessou o rio Douro para abraçar mais um projeto, desta vez no centro do Porto. O Zapata by Chakall, instalado na Rua Cândido dos Reis, e em soft opening desde 16 de maio, aposta nos sabores do México, país onde o chef chegou a cozinhar. “Viajou na juventude de mota sozinho pela América Latina e chegou a trabalhar algumas temporadas no México onde ia com frequência fazer showcookings e outros eventos”, lê-se em comunicado.

Pratos mexicanos como o mole poblano com Frango (frango com molho de chocolate amargo, servido com arroz) partilham a ementa do gastrobar com outros sabores da América Latina, como as famosas empanadas argentinas, que se cruzam ainda com elementos da cozinha do Médio Oriente.

 

Os cocktails são outra das apostas do espaço. Conforme anuncia o comunicado, “os pratos estão intimamente vinculados com as bebidas mexicanas e o Zapata by Chakall tem uma das melhores coleções de Tequila e Mezcal em solo português”.

 

O projeto nasceu de um desafio lançado ao chef Chakall pelo empresário Miguel Camões, responsável por vários espaços no Porto e na Póvoa de Varzim (The Gin House, The Royal Cocktail Club, Vermuteria da Baixa, Bierhaus, Plastic e Pizzaiolo), a que se junta agora o Zapata, nome escolhido pelo chef, e inspirado numa figura importante da história do México. “Emiliano Zapata foi um líder na Revolução Mexicana de 1910 contra a ditadura de Porfírio Diaz e é, até hoje, considerado um dos heróis mexicanos. Eu, que adoro história, admirava Zapata desde miúdo. Não tive dúvidas no nome, nem por um segundo!”

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend