No La Susy, em Gaia, há empanadas à moda da mãe de Chakall

La Suzy by Chakall. (Fotografias: DR)
O conhecido chef argentino acaba de estrear o seu primeiro espaço de comida na região Norte, onde se vendem as empanadas com receita da sua mãe, e outros clássicos do seu país. Chama-se La Susy e está aberto a franchising.

cO chef Chakall, provavelmente o mais conhecido argentino em Portugal, acaba de abrir um espaço dedicado às empanadas e outros clássicos de comida popular do seu país, em parceria com a irmã Silvina Lopes. É um canto na zona de restauração do El Corte Inglés, de Gaia, que leva o nome da mãe deles – Susana Maria Fisch (Susy) tem hoje 84 anos e foi, no seu tempo, uma célebre cozinheira de empanadas.

No balcão de três frentes, com os fornos à vista, alinham-se tabuleiros com cativantes empanadas douradas, com 14 recheios diferentes, dois deles clássicos da Argentina (empanada porteña e patagónia). Outros recheios foram inspirados pelas viagens dos irmãos. Há duas empanadas de toque português (a minhota de bacalhau e a Bairrada de leitão) e ainda recheios inspirados na China (pato à Pequim), nos EUA (“pulled pork”) e em Itália (caprese).

Chakall abriu o seu primeiro espaço na região Norte. (Fotografias: DR)

As empanadas, feitas com a receita da sua mãe, são o foco da nova casa.

Já a massa é toda ela a receita da mãe de Chakall e Silvina, dois dos seis filhos de Suzy que se tornaram, tal como ela, cozinheiros. Em Portugal, são parceiros em vários restaurantes, em Lisboa e na Lourinhã. Este La Susy by Chakall é o primeiro espaço do argentino no Norte do país e o modelo de “corner” em centro comercial aponta o propósito: experimentar o conceito para franchising.

As empanadas já se vendem bem numa cadeia de supermercados francesa, referiu Chakall. “Achamos que o Norte [de Portugal] era um lugar bom para testar porque as pessoas gostam de comer bem e são exigentes com a qualidade”, explicou o chef. Além das empanadas à moda da mãe Suzy, pode-se comer ali nas mesas ou levar para casa (e, em breve, encomendar pelas plataformas de entrega) outros petiscos argentinos como pastelitos (com recheio de marmelada), e alfajores (icónicas bolachas argentinas recheadas com doce de leite).

O La Susy fica situado no El Corte Inglés de Gaia.

Pode-se acompanhar com vinhos com assinatura Chakall, portugueses e argentinos, que se pode pedir a copo. Os vinhos (os portugueses são produzidas na Herdade da Rocha, no Alentejo, com um blend criado pelo chef) e podem-se levar para casa, assim como os frascos de “dulce de leche” e garrafas com o molho dos assados chimichurri.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend