Três receitas de Joana Costa Roque com ingredientes versáteis

Joana Costa Roque, autora de sete livros, destaca a versatilidade de ovos, massas e leguminosas. (Fotografia: Inês Costa Monteiro/DR)
Formou-se em Turismo, mas dedica-se à cozinha desde que, há mais de uma década, iniciou o blogue “As minhas receitas”. Hoje, Joana Costa Roque tem sete livros - o mais recente é "Cozinha organizada, jantar na mesa" -, e ainda vai publicando no Instagram truques e receitas, que podem muito bem girar em torno dos seguintes alimentos.

Ovos

“Os ovos são dos ingredientes mais versáteis que conheço e o meu ingrediente preferido”, diz Joana Costa Roque. Omeletas, ovos estrelados ou mexidos e panquecas são só algumas formas de os integrar na ementa. Ela sugere, aqui, uns ovos rotos com presunto.

Ovos Rotos Rápidos

(Fotografia: DR)

Ingredientes (duas pessoas):

3 batatas grandes
2 ovos
75g de presunto
sal q.b.
1 fio de azeite

Preparação:

Descascar as batatas e cortá-las em palitos não muito grossos. Secá-las bem e fritá-las em óleo quente até ficarem douradas. Escorrer sobre papel absorvente e temperar com uma pitada de sal.

Colocar as batatas numa travessa ou prato fundo e cobrir com o presunto esfiapado com as mãos em pedaços mais pequenos.

Levar uma frigideira antiaderente ao lume, com um fio de azeite, e cozinhar os ovos de maneira a que a gema se mantenha líquida, e a clara não demasiado solidificada (mal “estrelados”, portanto).

Colocar os ovos sobre as batatas e presunto e levar de imediato para a mesa. Antes de servir, cortar os ovos em pedaços sobre as batatas e presunto, e deixar que a gema escorra sobre o resto, envolvendo tudo de imediato (“romper os ovos”).


Massa

“As massas desenrascam em minutos qualquer refeição, permitem ser combinadas com quase tudo e em todo o tipo de alimentação”, defende Joana, que também as usa para limpar o frigorífico de restos, combatendo, de caminho, o desperdício. Esta receita combina massa, bacon, tomate e queijo creme.

Massa com Bacon, tomate e queijo creme

(Fotografia: DR)

Ingredientes (quatro pessoas):

350g de massa curta
200g de tomate pelado triturado (ou dois tomates bem maduros)
1 cebola
200g de cubinhos de bacon
175g de queijo creme
sal e pimenta q.b.
orégãos q.b.

Preparação:

Cozaer a massa em água abundante, temperada de sal. Levar ao lume uma frigideira e deixar aquecer. Sem juntar gordura, acrescentar o bacon, e deixar fritar até ficar corante e libertar a sua gordura. Juntar a cebola picada ao bacon e deixar cozinhar um ou dois minutos. Acrescentar o tomate e temperar com sal, pimenta e orégãos. Deixar ferver cinco minutos. Juntar o queijo creme e deixar envolver bem no molho. Escorrer a massa e colocá-la de novo na panela. Juntar o molho preparado, envolver bem e servir de imediato. Acompanhar com uma salada.


Leguminosas

As leguminosas, além de versáteis, são “perfeitas para uma refeição completa e nutritiva sem recorrer a carne ou peixe, conclui Joana, que as usa para confecionar sopas, saladas, hambúrgueres e mais. Uma receita simples é este caril de grão-de-bico.

Caril de grão-de-bico

(Fotografia: DR)

Ingredientes (quatro pessoas)

500g de grão de bico cozido
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 pedacinho de gengibre fresco
1 pedacinho de curcuma fresca (pode ser em pó)
1 lata de leite de coco
azeite ou óleo de coco
2 colheres de sopa de pó de caril
1 molhinho de coentros
sal e pimenta
pasta de malagueta q.b.

Preparação

Picar finamente a cebola com o alho, o gengibre e a curcuma. Levar ao lume um tacho com um pouco de azeite ou óleo de coco e deixar aquecer. Juntar a mistura de cebola, alho e gengibre e deixar fritar. Juntar depois o pó de caril e envolver bem, deixando também secar, com cuidado para não agarrar. Deixar a mistura cozinhar cerca de cinco minutos, sem queimar. Juntar o leite de coco, envolver bem e temperar a gosto com sal, pimenta e pasta de malagueta (se usar). Deixar levantar fervura e acrescentar o grão de bico cozido. Deixar ferver uns minutos, para apurar. Servir polvilhado com os coentros e acompanhar com arroz branco.

(Fotografia: Inês Costa Monteiro/DR)

Web: instagram.com/joanacostaroque

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend