Três novos projetos de pão, bolos e bolachas

Bread & Brunch Bakery, no Porto. (Fotografia: André Rolo/Global Imagens)
Uma padaria onde se fazem pães e brunch, bolachas americanas à moda portuguesa e ainda doces ao domicílio são novidades a conhecer.

Bread & Brunch Bakery | Porto
Pão feito como antigamente

Aquilo que começou com fornadas de pão caseiro na casa de Sónia Costa e José Faria, levou a formações em padaria e pastelaria no estrangeiro, tendo a aprendizagem culminado, em agosto do ano passado, na abertura da Bread & Brunch Bakery.
A confeção acontece numa área envidraçada, que permite ver as duas padeiras a trabalhar. Apesar da existência de muita maquinaria – há, por exemplo, uma plataforma que coloca os pesados tabuleiros no forno -, as farinhas usadas são moídas em mó de pedra, a levedação é feita apenas com massa-mãe e não dura menos do que 24 horas. O processo artesanal é exigente porque, explica Sónia, “é preciso jogar com fatores como o tempo, a humidade e as bactérias”. “Começamos com poucos tipos de pão e fomos acrescentado, à medida que corriam bem”.
Hoje há quase dez variedades, em formato pequeno e/ou grande, entre pão de trigo, trigo e centeio, trigo barbela, e outros mais invulgares, como pão de flocos de aveia dourados e manteiga, de cacau, chocolate e avelãs torradas ou o golden bread, com alperce e uvas passas. Também a pastelaria é feita de raiz, “sem brilhos ou cremes preparados”, criando um cenário tentador de muffins, brownies, brioche, scones, croissants folhados, cookies e bolos diversos. Quem é adepto de salgados encontrará rissóis, pão de queijo, hambúrgueres e sanduíches, com o pão da casa. Alguns destes produtos integram os menus de brunch, que foram agora adaptados para takeaway, dando origem à box para 2 e à box vegan. Também os almoços se continuam a fazer, com uma opção de carne e outra de peixe, com a garantia de que se trata de “comida honesta”. “É o que fazemos em casa”, conclui. ALS

BRINDEIROS
Era o nome dos pequenos pães de batata-doce que a avó madeirense de Sónia fazia e oferecia aos netos. Em jeito de homenagem, Sónia planeia criar um pão com a mesma designação.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Whatacookie! | Todo o país
Bolachas americanas com ingredientes nacionais

O nome destas bolachas é uma possível reação ao seu tamanho. Afinal, trata-se de um doce que pesa uns generosos 170 gramas. A inspiração veio dos EUA. Depois de provarem as bolachas nova-iorquinas da Levain Bakery, em 2018, Duini e Arthur Chiuratto ficaram rendidos e levaram algumas para o Brasil, para recriarem a receita. Um ano depois, o casal mudou-se para o Porto, e em 2020 o projeto ganhou forma, impulsionado, em parte, pela pandemia. Foram, então, lançadas as bolachas de baunilha com pepitas de chocolate, as de chocolate com pepitas, de chocolate ruby e lâminas de coco e as red velvet. A elas, juntaram-se as Red Velvet, uma versão natalícia que correu tão bem que se tornou fixa, os brownies, e as bolachas veganas, com pepitas de cacau e raspa de laranja. O segredo está nos ingredientes, que com exceção das pepitas de chocolate belga, são nacionais e de produção local, e no modo de produção. Um dos passos revelados é o descanso no frio, antes de entrarem para o forno. Ainda este ano, a vontade do casal é de abrir um espaço físico. ALS

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

G&B Bakery | Grande Porto
Doces caseiros ao domicílio

Já eram elogiados pelos amigos quando levavam as sobremesas para os jantares. Isto antes da pandemia. Num ano difícil, Beatriz Coimbra e Gonçalo Vieira, de Gaia, terminaram o curso e ficaram a destilar a ideia uma ideia: e se fizessem bolos, pastéis e bolachas para fora? Ambos autodidatas, decidiram começar a testar receitas de jesuítas, pão de ló de Ovar, queques e bolachas. E aproveitaram a chegada do Natal para se lançarem neste novo negócio, a G&B Bakery. “O Natal correu muito bem. Fizemos cabazes que tiveram muita saída, contam”. As muitas encomendas deram ânimo para o novo ano e agora estão mesmo a testar mais produtos para incluir no cardápio: “Com os clientes mais próximos, entregamos além do pedido, algo novo para termos o feedback”. As encomendas devem ser feitas com, no mínimo, 24 horas de antecedência. LM

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

G&B Bakery
Web: facebook.com/gandbbakery
Entregas: Vila Nova de Gaia e Grande Porto
Preço: Caixa de 6 jesuítas com creme – 5 euros (sem creme 4 euros); bolachas (vários sabores): caixas de 15 unidades a partir de 2 euros; caixa de seis queques – 3 euros.
Taxa de entrega: 2 euros. Grátis a partir de 10 euros.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend