Tijo Izakaya: a nova taberna japonesa de Lisboa entrega sushi e poké bowls

Guilherme Charão é quem está à frente do balcão de sushi. (Fotografia: DR)
A taberna japonesa Tijo Izakaya, em São Bento, ainda não abriu fisicamente ao público, mas já está a fazer take-away e entregas ao domicílio de algumas apostas fortes da carta: sushi, sashimi e poké bowls.

Combinados de sushi, sushi e sashimi, ceviche, poké bowls e temakis é o que a nova taberna japonesa Tijo Izakaya, em São Bento, propõe nas modalidades de take-away e entrega ao domicílio. O novo restaurante é dos mesmos donos do já conhecido Edo Sushi (com restaurantes no Parque das Nações, Lumiar e Alvalade), tem o mesmo sushiman, mas aposta no conceito de taberna japonesa.

Aos comandos do balcão de sushi encontra-se Guilherme Charão, que já trabalha no grupo há quatro anos. São dele os combinados especiais que chegam a casa dos clientes e que revelam uma especial atenção ao detalhe e o rigor na composição das peças. Quem quiser atestar o talento do chef pode também pedir um conjunto de 10 gunkans, por exemplo.

João Oliveira, um dos sócios do negócio, destaca a qualidade e variedade dos peixes que chegam à cozinha “frescos todos os dias” e com que o sushiman trabalha. Tanto assim é que os combinados de sushi e sashimi – o maior tem 40 peças e custa 50 euros – levam peças feitas com “cinco a sete peixes” diferentes, entre polvo, atum, salmão e peixe branco (lírio, corvina, pampo ou robalo).

Aos combinados e à possibilidade de se encomendar peças à unidade ou em conjunto (ussuzukuri, sashimi moriawase, kimutchi, temakis e gunkans) juntam-se ainda as poké bowls de salmão e salmão e camarão e os temaki tradicionais (de salmão, salmão e queijo e de atum). Nas bebidas, o espírito da tasca japonesa chega em forma de garrafas de cerveja e sake.

Uma vez que sejam levantadas as restrições da restauração, o Tijo Izakaya abrirá com a carta inteiramente disponível, e com outras propostas além do típico sushi. João Oliveira adianta que haverá uma aposta em confecionados quentes, como tempuras e gyosas, e nos grelhados feitos na robata, a famosa grelha japonesa aquecida a carvão. A lógica será também a de partilha de petiscos como o edamame (soja verde), típica dos izakayas.

No Japão, os izakayas são estabelecimentos em que se vende bebidas alcóolicas, como sake, e também comida em forma de petiscos. Em São Bento, a versão lisboeta do Tijo Izakaya (onde anteriormente funcionou uma taberna de petiscos portugueses vocacionada para o turismo) tentará recriar esse ambiente com uma decoração e iluminação temáticos, 16 lugares à mesa, 6 num balcão e o bar de sushi de Guilherme Charão à vista de todos.

Até lá, o restaurante estará aberto em regime de take-away e entregas ao domicílio e tem, até 15 de março, uma campanha de 15% de desconto em toda a ementa pedida para levantar no local, através do contacto 919732193 (que também serve para pedidos de entrega em casa, com taxa de entrega). Paralelamente, também se pode encomendar através da aplicação Uber Eats, que assegura entregas num raio de cinco quilómetros a partir de São Bento.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend