Sweet Korea: o novo café coreano do Porto tem petiscos e doces tradicionais

O espaço, de ambiente descontraído, fica junto ao Jardim do Carregal. (Fotografia de Carlos Carneiro/GI)
Os amigos Hoon e Sangmin encantaram-se pelo Porto e abriram o Sweet Korea, um café coreano com diversas opções de sobremesas tradicionais e comida de rua, para um lanche com novos sabores.

Aos restaurantes de comida sul-coreana que surgiram nos últimos anos pelo Porto juntou-se, no final de maio, um café com as especialidades do país asiático. O Sweet Korea é, segundo Hoon e Sangmin, o primeiro korean dessert cafe a estrear-se na cidade, e dá a conhecer algumas receitas populares de doces, como o Bingsu ou o BungeoBBang, mas não só.

Curiosamente, os dois amigos de origem coreana conheceram-se em Portugal. Hoon, de 29 anos, vive no Porto há mais de quatro anos, e Saiug Min, de 27 anos, aterrou na cidade quando fazia uma viagem pelo mundo, e rapidamente decidiu ficar. Depois de se conhecerem, e de perceberem que partilhavam o mesmo gosto pela comida, decidiram abrir um espaço informal com petiscos coreanos, na Rua Clemente Menéres, em frente ao Jardim do Carregal.

(Fotografia de Carlos Carneiro/GI)

Na loja airosa, de decoração frugal, onde se tenta confecionar tudo de forma caseira, saem da cozinha vistosas taças com fruta e “gelado raspado”, uma sobremesa conhecida como Bingsu. Na base está o gelo raspado com leite, que pode ser conjugado com manga, morango, Oreo, chá verde ou pasta de feijão vermelho, na sua versão clássica. Já o BungeoBBang é um pequeno bolo em forma de peixe, com recheios que podem variar entre Nutella, creme de nata ou a tal pasta de feijão vermelho. Apesar de haver quem torça o nariz ao último recheio, ele surge adocicado nas sobremesas, acabando por resultar bem. Ainda no campo dos doces, surgem as panquecas coreanas, chamadas Hotteok.

(Fotografia de Carlos Carneiro/GI)

(Fotografia de Carlos Carneiro/GI)

Quem procurar salgados também os encontrará, sobretudo em opções de comida de rua coreana, como o frango frito, rice cups com frango, bacon ou vegetariano, e três tostas, como a Vegan (com repolho, picles e um hambúrguer vegetal); a de Kimchi e Queijo; e a Básica (com repolho, queijo, ovo, fiambre, picles e molho).

A viagem à mesa continua nas bebidas, seja com o chá de seda de milho, com o misutgaru – uma bebida preparada com um pó moído de cerca de sete cereais -, ou com um dos ades – limonadas gaseificadas de morango, kiwi ou manga. Da carta fazem ainda parte algumas bebidas alcoólicas, como Soju – um destilado – ou Makgeolli – vinho de arroz.

(Fotografia de Carlos Carneiro/GI)

Antes de se abandonar o café, sugere-se experimentar os trajes tradicionais que estão em exposição perto da entrada, e que hoje em dia são usados, sobretudo, em datas festivas, como casamentos.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend