Sweet Korea: o novo café coreano do Porto tem petiscos e doces tradicionais

O espaço, de ambiente descontraído, fica junto ao Jardim do Carregal. (Fotografia de Carlos Carneiro/GI)
Os amigos Hoon e Sangmin encantaram-se pelo Porto e abriram o Sweet Korea, um café coreano com diversas opções de sobremesas tradicionais e comida de rua, para um lanche com novos sabores.

Aos restaurantes de comida sul-coreana que surgiram nos últimos anos pelo Porto juntou-se, no final de maio, um café com as especialidades do país asiático. O Sweet Korea é, segundo Hoon e Sangmin, o primeiro korean dessert cafe a estrear-se na cidade, e dá a conhecer algumas receitas populares de doces, como o Bingsu ou o BungeoBBang, mas não só.

Curiosamente, os dois amigos de origem coreana conheceram-se em Portugal. Hoon, de 29 anos, vive no Porto há mais de quatro anos, e Saiug Min, de 27 anos, aterrou na cidade quando fazia uma viagem pelo mundo, e rapidamente decidiu ficar. Depois de se conhecerem, e de perceberem que partilhavam o mesmo gosto pela comida, decidiram abrir um espaço informal com petiscos coreanos, na Rua Clemente Menéres, em frente ao Jardim do Carregal.

(Fotografia de Carlos Carneiro/GI)

Na loja airosa, de decoração frugal, onde se tenta confecionar tudo de forma caseira, saem da cozinha vistosas taças com fruta e “gelado raspado”, uma sobremesa conhecida como Bingsu. Na base está o gelo raspado com leite, que pode ser conjugado com manga, morango, Oreo, chá verde ou pasta de feijão vermelho, na sua versão clássica. Já o BungeoBBang é um pequeno bolo em forma de peixe, com recheios que podem variar entre Nutella, creme de nata ou a tal pasta de feijão vermelho. Apesar de haver quem torça o nariz ao último recheio, ele surge adocicado nas sobremesas, acabando por resultar bem. Ainda no campo dos doces, surgem as panquecas coreanas, chamadas Hotteok.

(Fotografia de Carlos Carneiro/GI)

(Fotografia de Carlos Carneiro/GI)

Quem procurar salgados também os encontrará, sobretudo em opções de comida de rua coreana, como o frango frito, rice cups com frango, bacon ou vegetariano, e três tostas, como a Vegan (com repolho, picles e um hambúrguer vegetal); a de Kimchi e Queijo; e a Básica (com repolho, queijo, ovo, fiambre, picles e molho).

A viagem à mesa continua nas bebidas, seja com o chá de seda de milho, com o misutgaru – uma bebida preparada com um pó moído de cerca de sete cereais -, ou com um dos ades – limonadas gaseificadas de morango, kiwi ou manga. Da carta fazem ainda parte algumas bebidas alcoólicas, como Soju – um destilado – ou Makgeolli – vinho de arroz.

(Fotografia de Carlos Carneiro/GI)

Antes de se abandonar o café, sugere-se experimentar os trajes tradicionais que estão em exposição perto da entrada, e que hoje em dia são usados, sobretudo, em datas festivas, como casamentos.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Clemente Menéres, 51, Porto (Miragaia)
Horário
Das 09h às 19h. Encerra à quarta.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend