St.ª Maria da Feira: a mercearia tudo-em-um que entrega pequenos-almoços em casa

Rosana Santos é a responsável pela (In)fusão, uma pastearia, mercearia e restaurante de comida sem glúten. (Fotografia de André Gouveia/GI)
A (In)fusão, em Santa Maria da Feira, é uma mercearia, uma padaria, uma pastelaria que também serve pequenos-almoços, almoços e lanches sem corantes nem conservantes. Tudo sem glúten.

Este espaço tem serviço de take-away disponível.

 

Rosana Santos está aos comandos da cozinha atrás do balcão, à vista dos clientes, para mais um dia de bolos, pães, bolachas, refeições. Tudo 100% isento de glúten, 99,9% isento de lactose. Para qualquer intolerância alimentar, mínima que seja, há sempre alguma coisa. A meia de leite não tem lactose, o pão de leite é vegan, os pães são feitos à base de arroz e amido de milho ou com sementes e farinha de alfarroba. A granola é caseira e mistura aveia sem glúten, cereais de frutos secos, pedaços de coco, sementes de abóbora. Tudo caramelizado no forno.

“As pessoas veem-me a cozinhar, é uma relação muito transparente, e o ambiente é familiar”, conta Rosana Santos. Os bolos são presença diária, ocupam parte da montra com ar tentador. O colchão de noiva tem muita procura, inteiro ou à fatia, feito com fécula de batata e creme de pasteleiro especial com bebida vegetal e redução de açúcar, indicado para quem tem intolerância à proteína de vaca. O bolo de cenoura recheado com creme de queijo sem lactose, coberto com caramelo e nozes, também é bastante requisitado.

(Fotografia de André Gouveia/GI)

Rosana faz bolos de curgete, de chocolate, de laranja, de maçã e canela. “Adoro inventar. Pego numa receita base e, a partir daí, gosto de dar o meu toque pessoal”. Evita os açúcares refinados, usa açúcar de coco. Faz bolachas de manteiga, de gengibre, de laranja, de limão. Algumas levam pepitas de chocolate e linhaça, canela também. Por vezes, faz tarteletes de chocolate e café, tapioca, arroz doce. “Gosto de ir variando para não dar sempre a mesma coisa aos clientes”, diz.

Todos os dias há sugestões para o almoço. Dois pratos que podem ser uma quiche de cogumelos e azeitonas, rojões no forno com arroz branco e feijão-preto, omeletes variadas, bacalhau com broa, carne de porco à alentejana, massa de legumes. Mais a sopa do dia, de brócolos, feijão verde, de abóbora, sempre sem batata, à exceção do caldo verde e da sopa à lavrador. “São refeições com base no que é natural, sem corantes, sem conservantes, tudo o mais natural possível. Uso muito ervas aromáticas, condimentos naturais”. “Os sumos são naturais com fruta a sério”. De maçã, pera, melancia, laranja, fruta fresca da época. As doses são generosas, meia sopa, meio prato, bebida e café ficam por 6,5 euros.

(Fotografia de André Gouveia/GI)

“O espaço é uma fusão de vários conceitos”. A mercearia é um deles, arrumada em prateleiras do lado direito de quem entra com produtos sem glúten. Massas, farinhas, cerveja, cereais, chocolates. Coerência, acima de tudo. E muito amor à mistura. “Aqui está um bocado de mim”, confessa.

 

Prenda entregue em casa
É possível encomendar um pequeno-almoço para surpreender um amigo, um familiar, quem quer que seja, onde quer que esteja, em casa ou no trabalho. Basta escolher a composição da primeira refeição do dia que segue por táxi para a morada indicada. O preço depende da escolha.

 

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend