Setúbal: no Xtoria há uma cozinha talentosa com produtos regionais

O Xtoria fica numa zona de bares e restaurantes em Setúbal. (Fotografia de Paulo Sranger/GI)
O Xtoria abriu há um ano com a ambição de elevar a fasquia dos restaurantes da cidade e agora, com o Menu 4 do chef Felipe Salles, confirma-o. É uma cozinha moderna ancorada nos produtos regionais e com ambiente requintado.

Felipe Salles ainda guarda a panela de ferro com que aprendeu a cozinhar, com a mãe, aos 11 anos. “Representa muito acerca de onde eu vim”, enfatiza. De Minas Gerais, terra do pão de queijo e do frango com quiabo, seguiu “atrás do sonho”, com 23 anos, para trabalhar na restauração no Rio de Janeiro, e depois emigrou para a Europa, onde passou por França, Portugal e Irlanda. Mas o regresso definitivo ao nosso país, com todas as experiências na bagagem, foi há dois anos, para Setúbal: “Tenho saudades dos meus pais, mas o meu lugar é aqui”.

O chef Felipe Salles. (Fotografia de Paulo Spranger/GI)

“No Xtoria tenho liberdade de fazer fusão com os produtos locais e sazonais. Por isso, a carta muda a cada três meses”, explica o brasileiro de 34 anos que assina o Menu 4. Toda a carta se organiza pelos nomes dos produtos principais de cada prato – cavala, rabo de boi, mertolenga, bacalhau e choco – e as criações espelham o talento de uma jovem equipa, na qual Felipe é coadjuvado por mais três cozinheiros formados na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal. Uma vez que o Xtoria reabriu ao público dia 18 de maio, só está ainda disponível metade das opções.

Enquanto não chegam as novidades, não há como ignorar o couvert composto por tostas, bolo doce, focaccia e carcaça, manteiga sem lactose, mousse de mel, queijo e nozes e escabeche de coelho. Nas entradas, vale a pena pedir a cavala braseada com massa vermicelli e espargos salteados com maionese crocante e as gyosas de rabo de boi com alface grelhada. Já dos principais, qualquer uma das apostas é segura. Nota de destaque para o risoto de vegetais e legumes baby com o seu chantilly salgado, lascas de parmesão, óleo de cebolinho e pinhões.

O serviço é fluido e atento ao detalhe, mas pede a colaboração dos clientes para finalizar alguns mis en place e evitar contactos próximos. No capítulo das sobremesas, tanto a “Aquário de frutas”, com frutos vermelhos e gelado, como a “Pina Colada”, com abacaxi braseado, laminado e espuma e coco, são capazes de refrescar o final do almoço ou jantar, agora que os dias sabem a verão. Acompanhados de vinho da região de Setúbal, na esplanada ou no interior brilhantemente decorado, a certeza é de uma história com final feliz.

O interior da sala, que tem uma mezzanine. (Fotografia de Paulo Spranger/GI)

 

Petiscos na esplanada

O restaurante tem uma carta de petiscos e bebidas exclusiva do período da tarde (das 16h às
19h) e que convida a desfrutar da esplanada com música ambiente.

 

Xtoria
Rua Guilherme Gomes Fernandes, 17
Tel.: 961284144
Web: www.xtoria.pt
Das 12h às 23h.
Preço médio: 25 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend