São Valentim: quatro receitas afrodisíacas dos chefs Chakall e Fábio Alves

Uma refeição caseira no Dia dos Namorados pede ingredientes afrodisíacos, ainda que estes não tenham qualquer periodicidade. Para ajudar, os chefs Chakall e Fábio Alves dão uma mãozinha, com estas quatro receitas românticas.

Vários chefs da nossa praça estão a ultimar menus especiais para o Dia dos Namorados, com entrega ao domicílio. Em alternativa, a efeméride pode ser passada de forma mais criativa e lúdica, de volta dos tachos na cozinha. Para ajudar a confecionar um almoço ou jantar romântico, os chefs Chakall (dono de casas como o El Bulo Social Club, o L’Origine e o Refeitório Senhor Abel, todos em modo entrega e takeaway) e Fábio Alves (do lisboeta Suba, no hotel Verride Palácio Santa Catarina) dão uma mão, com estas quatro sugestões de receitas pensadas de propósito para o 14 de fevereiro. Em comum, têm vários ingredientes afrodisíacos, como o chocolate, o gengibre, os frutos vermelhos, a pimenta, o mel, as ostras, a malagueta, o camarão e o abacate, por exemplo.

 

Camarão-tigre com malaguetas e gengibre

(chef Chakall)

Foto: Julia Nowak-Katz

Ingredientes para 2 pessoas:

2 camarões-tigre grandes
1 cm de gengibre ralado
1 dente de alho picado
4 c. de sopa de Pedro Ximenez (vinho doce)
2 talos de erva-príncipe em rodelas
1 c. de sopa de manteiga
2 c. de sopa de folhas de manjericão
1 c. de sopa de azeite
1 malagueta picada
Sumo e raspa de 1 lima
1 c. de chá de sal

Preparação:

Com cuidado, abrir os camarões ao meio no sentido longitudinal e limpá-los de impurezas. Aquecer a manteiga e o azeite numa frigideira. Juntar os camarões. Dourá-los de cada lado e adicionar a malagueta picada, o dente de alho picado, o gengibre ralado, a raspa de lima e o talo de erva-príncipe. Deixar apurar durante dois minutos e juntar o Pedro Ximenez. Condimentar com sal e sumo de lima e servir com folhas frescas de manjericão. Uma dica: experimente variar esta receita com lulas.


Fondue de chocolate e malaguetas com frutos vermelhos

(chef Chakall)

Foto: Julia Nowak-Katz

Ingredientes para 2 pessoas:

200 g de chocolate negro
100 ml de natas líquidas
4 c. de sopa de rum
1 malagueta picada
1 c. de chá de manteiga
200 g de frutos vermelhos

Preparação:

1 Deitar as natas numa panela e deixar ferver. Retirar do lume e juntar o chocolate ralado. Mexer até derreter o chocolate todo. Juntar o rum, a manteiga e a malagueta picada. Colocar a mistura numa panela de fondue e manter quente, tomando cuidado para que não se queimar. Servir com frutos vermelhos frescos. Uma dica: para um sabor mais suave, pode substituir a malagueta por pimenta-rosa.


Ostras, abacate, chilli e maracujá

(chef Fábio Alves)

Ingredientes:

4 ostras
1 abacate
2 maracujás
10 g de chilli
3 g de coentros
1 lima
q.b. de sal e pimenta-preta

Preparação:

Descascar o abacate e levar a triturar, juntamente com os coentros, raspas e o sumo da lima. Temperar com sal e pimenta, passar por um peneiro e reservar num saco de pasteleiro. Abrir as ostras, deixar a ostra na parte mais profunda da casca, juntamente com a sua água. Cortar o maracujá ao meio, colocar as sementes e o suco por cima da ostra, e colocar também uns pontos com o puré de abacate e lâminas de chilli. Colocar sal grosso num prato e sobrepor as ostras.


Bolo de chocolate húmido, frutos vermelhos, baunilha e gengibre

(chef Fábio Alves)

Bolo de chocolate

Ingredientes:

125 g de chocolate 72% cacau
125 g de manteiga
3 ovos
25 g de farinha peneirada
75 g de açúcar
7 g de fermento em pó
7 g flor de sal
1 g de pimenta rosa

Preparação:

Levar o chocolate a derreter em banho-maria com flor de sal e pimenta. Bater as gemas com açúcar até formar um creme esbranquiçado, juntar ao chocolate, e envolver bem. A este preparado, adicionar as claras previamente levantadas e por fim a farinha, envolver os ingredientes e levar ao forno num tabuleiro com papel vegetal a 170 graus, de 10 a 15 minutos, (a ideia é o bolo não cozinhar na totalidade). Deixar arrefecer.

Crocante de gengibre

Ingredientes:

20 g de farinha peneira
20 g de açúcar
1 clara de ovo
15 g de manteiga derretida
7 g de gengibre ralado

Preparação:

Juntar os ingredientes num recipiente, envolver bem, estender o preparado em papel vegetal e levar ao forno a 180 graus por cinco minutos. Com ajuda de um corta-massas em forma de coração, fazer os crocantes e levar ao forno, por mais três minutos, até ficarem crocantes.

Frutos vermelhos

Ingredientes:

50 g de morangos
20 g de groselhas
10 g de mirtilos

Preparação:

Triturar os morangos e colocar este preparado na base do prato. Dispor os restantes frutos vermelhos sobre o prato, com uma bola de gelado de baunilha.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend